ESTUDE NA UNIT
MENU



Novas profissões: como a IA interfere nesse assunto? 

Com a automação e a Inteligência Artificial (IA) cada vez mais presente, é esperado que as máquinas sejam a maior força de trabalho. 

às 20h59
Imagem: FreePik
Imagem: FreePik
Coordenadora do Unit Carreiras, Janaína Machado
Professor Fábio Santos
Compartilhe:

O mercado de trabalho está passando por complexas transformações com a nova onda global de automação e a proliferação de tecnologias de Inteligência Artificial (IA). Com a automação cada vez mais presente, é esperado que as máquinas sejam a maior força de trabalho. 

Para o diretor de Tecnologia de Informação do Grupo Tiradentes e professor dos cursos de TI da Universidade Tiradentes (Unit), Msc. Fábio Batista, a automação do mercado de trabalho está cada vez mais acelerado. “É importante destacar que desde os primórdios da humanidade, o homem busca tecnologias para facilitar no trabalho. Toda nova tecnologia que surge é uma tendência natural para substituição e automatização. O que aconteceu no passado com profissionais que trabalhavam como digitador após o surgimento de redes tudo integradas em bancos fez com que esse tipo de profissão fosse sendo substituída”, explica.

O professor frisa que o processo de substituição do homem pela máquina não é uma novidade. “Isso já ocorre durante todo processo evolutivo da humanidade. O que muda neste momento é a velocidade dessa mudança. A IA veio para substituir atividades que são rotineiras e repetitivas. Serviços que o ser humano tem uma limitação, já uma máquina pode processar em grande volume e velocidade”, afirma. 

“Parando para analisar, percebe-se que tudo tem tecnologia da informação envolvida. Então, não só as profissões do futuro, mas as profissões atuais dependem muito da tecnologia para poder ter seu trabalho bem realizado. O que se fala do futuro é que todas as profissões terão cada vez mais tecnologia, justamente pelo surgimento de coisas como a inteligência artificial sendo colocada de uma forma mais utilizada de uma forma mais corriqueira. Fazendo também com que novas profissões venham surgindo, assim como outras vão desaparecendo”, ressalta. 

De acordo com a coordenadora do Unit Carreiras, Janaína Machado, as IAs já interferem nas profissões, desde os serviços manuais, até a produção de conteúdo, e a tendência é cada vez mais ganhar espaço no mercado de trabalho. 

“As inteligências artificiais já estão mudando as logísticas das empresas. É algo novo que vem trazendo um impacto muito grande no cotidiano. Hoje, as empresas tomam decisões com base nos dados que a IA, porque traz de forma muito mais concisa, mais verídica dados que fazem com que as empresas tenham maior objetividade, assertividade e consequentemente traz resultados’, salienta. 

Ela destaca que todas as profissões só têm a ganhar com as novas tecnologias. “A sociedade não se preparou para a atualização das profissões, por isso, ainda existem certos receios, mas esta comprovado que as IAs trabalham com mais precisão e velocidade nos resultados. Por isso, é necessário que os profissionais se atualizem para se adequarem às novas demandas do mercado de trabalho, e também para usarem essas novas tecnologias ao seu favor”, conclui

 

Leia mais: Como o Chat GPT influenciará no aprendizado do aluno?

Compartilhe: