ESTUDE NA UNIT
MENU

Núcleo de Fitoterápicos da Unit será inaugurado no próximo dia 14

O laboratório de fitoterapia e plantas medicinais contribuirá para a inclusão diversificada das práticas de atendimento à saúde nas atividades de ensino, pesquisa e extensão

às 13h24
Compartilhe:

Focada em ampliar o campo de conhecimento e atuação dos futuros profissionais da área de Saúde, a Universidade Tiradentes inaugura no dia 14 de maio o Núcleo de Fitoterápicos da instituição de ensino. O evento acontece das 8h às 12h no auditório B do bloco G, campus Aracaju Farolândia.

A criação do laboratório visa estimular a prática científica da fitoterapia, que compõe a medicina popular, e o desenvolvimento de produtos a partir de plantas medicinais, reconhecidos como uma forma eficaz de atendimento primário à saúde ou complementar ao tratamento empregado para a população de menor renda.

“Atualmente, a própria comunidade, além do corpo clínico e médico, tem buscado terapias farmacêuticas menos agressivas para o organismo como um chá ou fitoterápico, por exemplo. Então, o nosso foco nesse espaço é cultivar, colher e prontificar os produtos naturais para serem dispensados para a comunidade, onde a mesma receberá orientações farmacêuticas sobre como estes produtos devem ser utilizados”, afirma a coordenadora do curso de Farmácia da Unit, professora doutora Juliana Dantas.

“Através de uma ação multidisciplinar que amplia habilidades de comunicação entre profissionais de Saúde, incentivamos os acadêmicos a expandirem seus horizontes, além dos muros da universidade, e preparamos o estudante para o mercado de trabalho”, acrescenta.

O Núcleo de Fitoterápicos da Unit reunirá pesquisa científica e extensão em um único ambiente com oportunidades de estágios. “O estudante participará efetivamente de cada etapa do processo com alinhamento dos conhecimentos adquiridos em teoria e prática integrativa de recursos alternativos”, comenta a responsável pelo Núcleo de Fitoterápicos, professora doutora Cinthia Meireles.

Sobre a inauguração

Na programação do evento, além da inauguração, haverá palestra sobre a importância da fitoterapia com a farmacêutica especialista na área de fitoterapia, Wellyda Rocha Aguiar Galvão, professora da Unifor de Fortaleza.

“Com certeza é um grande diferencial do Curso de Farmácia e  mais um passo importante para a formação do nosso aluno. A iniciativa fortalece a integração entre o ensino, pesquisa e extensão e a comunidade poderá ser beneficiada diretamente através dos diversos projetos que serão  disponibilizados através  Núcleo de Fitoterápicos da Unit”, finaliza a professora Wanessa Lordelo, diretora adjunta de Saúde da Unit.

Compartilhe: