ESTUDE NA UNIT
MENU

Núcleo de Práticas Jurídicas realiza 1ª audiência por videoconferência

Para atender às demandas durante o distanciamento social, o Núcleo de Práticas Jurídicas da Unit manteve suas atividades de forma remota e 1º audiência foi realizada

às 23h45
Prof Jéffson Menezes
Prof Jéffson Menezes
Compartilhe:

Por Raquel Passos e Quésia Cerqueira

Na última quinta-feira, 30, foi realizada a 1ª audiência por videoconferência do Núcleo de Práticas Jurídicas – NPJ – de Aracaju (SE). A iniciativa do curso de Direito da Universidade Tiradentes ocorreu em cooperação técnica com o Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe, por meio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Aracaju (Cejusc).

Alunos do curso de Direito da Unit aprendem, na prática, por meio de atendimento em especial àqueles economicamente vulneráveis, o NPJ não parou de realizar suas atividades sequer com a pandemia, realizando os atendimentos virtualmente.

“Todos nós, professores, alunos e colaboradores nos reinventamos e estamos, de forma remota, realizando orientações jurídicas, audiências de conciliação e ajuizando ações judiciais na defesa dos interesses daqueles que nos procuram”, coloca o coordenador do NPJ de Aracaju, professor Jéffson Meneses. 

Trata-se de uma audiência de conciliação em que as partes envolvidas no caso entraram em acordo. Após a videoconferência, o acordo foi encaminhado para o Cejusc do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe para sentença de homologação. 

A parte autora do processo contou sua experiência com o NPJ e preferiu manter sua identidade em sigilo. “Sou estudante de Direito da Unit, e entrei em contato com NPJ por indicação do professor Wladmir Correa que me orientou como solicitar o processo para me divorciar legalmente. Em agosto, dei entrada no procedimento e após 15 dias que entreguei os documentos solicitados, recebi um e-mail confirmado que a audiência seria no dia 30 de setembro. Foi muito tranquila a audiência, o conciliador muito atencioso durante toda videoconferência que durou menos de uma hora”, afirma.

“Nosso intuito é estimular a conciliação e a resolução mais célere dos conflitos que nos chegam, estamos todos empenhados na oferta do melhor atendimento à população e no ensino de qualidade na formação jurídica dos nossos alunos que, a partir da prática jurídica com casos reais, tem a possibilidade de concluírem sua formação com excelência”, pontuou Jéffson.

Núcleo de Práticas Jurídicas

O Núcleo de Práticas Jurídica foi criado em 1997, pela Universidade Tiradentes (Unit), e desde então se tornou essencial para a comunidade de Aracaju e seu entorno por desempenhar papel de fundamental importância na colaboração de resoluções de aspectos processuais e extraprocessuais, em que a participação em mutirões e projetos comunitários em eventos externos, com a presença de professores e alunos/estagiários, tem o objetivo de estender o papel da Unit no seio social.

Dispondo de estrutura física adequada e acessível, o NPJ é voltado prioritariamente ao aprendizado dos discentes, estando a serviço das pessoas economicamente empobrecidas, das vítimas de violações de Direitos Humanos, e apoia os movimentos sociais e populares. Os alunos de Direito que cursam do 7º ao 10º período têm, por meio do estágio, a oportunidade de obter maior qualificação profissional.

Há NPJs nas cidades onde a Unit possui campus em Sergipe, nas cidades de Estância, Itabaiana e Propriá.

Leia mais: Unit mantêm atividades remotas em todos seus Núcleos de Práticas Jurídicas em Sergipe 

Compartilhe: