Comemorado mundialmente, o Dia da Água, celebrado nesta segunda-feira, 22, tem objetivo discutir assuntos importantes relacionados a esse recurso natural. Integrante do corpo docente da Universidade Tiradentes, Ranyere Lucena, é também engenheiro ambiental e afirma que a data é para reflexão.
Pesquisador do tema, Ranyere explica que a Unit possui linhas de pesquisa nos Programas de Pós-graduação stricto sensu voltadas ao desenvolvimento de tecnologia que detecte compostos poluentes da água.
“Nesse contexto, a Unit desenvolve pesquisas de Biotecnologia Industrial, Saúde e Meio Ambiente com uma rede de professores interdisciplinar. A pesquisa envolve desenvolver uma tecnologia que seja passível de detecção desses compostos para que o comitês de Bacia consigam propor leis que prevejam limites de uso desses compostos na agricultura, já que eles se acumulam em plantas, em serem humanos e em animais”.
Por ser um recurso natural limitado e com valor econômico, a água tem legislação para tratar de seu uso, que e a legislação de recursos hídricos.
Conhecida como Lei das águas, a lei nº 9.433 de 08 de janeiro de 1997 determina todo processo de gestão dos recursos hídricos brasileiros. Seus maiores marcos são a Política Nacional dos Recursos Hídricos e o Sistema Nacional de Gerenciamento dos Recursos Hídricos.