ESTUDE NA UNIT
MENU

O estágio supervisionado aproxima a teoria da prática capacitando o futuro profissional


às 22h29
Conselheiros, professores e estudantes reunidos
Conselheiros, professores e estudantes reunidos
O início dos trabalhos
Magnaldo Santos fala da sua experiência e destaca temas de interesse da classe
Compartilhe:

A proposta do Estágio Supervisionado em Serviço Social é que a ação profissional aconteça dentro da perspectiva da assessoria e consultoria do Serviço Social. Por essa razão, alunas que cursam o sétimo período da graduação que é ofertada na modalidade EAD pelo polo Aracaju Centro promoveram na tarde dessa quarta-feira, 24, uma capacitação para conselheiros tutelares do Conselho Tutelar do 2º distrito de Aracaju

Na oportunidade os temas Direitos Humanos e conflitos familiares foram abordados por Magnaldo Santos, palestrante, acadêmico em Direito da Unit e conselheiro tutelar tendo exercido a profissão por onze anos.

A atividade extensionista é efetivada com o propósito de atualizar o conhecimento dos atuais conselheiros para uma prática profissional cada vez mais voltada ao atendimento das necessidades de quem dele se utiliza. O Conselho Tutelar é um órgão municipal responsável por zelar pelos direitos das crianças e dos adolescentes.

“É um projeto que acontece com as alunas do 7º período e por se tratar de um estágio supervisionado em Serviço Social, oferece ao Conselho Tutelar do 2º Distrito uma importante atividade de extensão”, justifica a professora Jane Alves Santos. A docente lembra que esse é o momento de os seus alunos comungarem o arcabouço teórico com a materialização da vivência através do projeto de intervenção.

“A proposta é que os alunos possam executar uma das ações que o Serviço Social desenvolve na sua prática profissional”, complementa a professora Jaqueline.

A acadêmica Isabela Santos Prado Reis observa a prática como sendo de grande valia para quem já está prestes a concluir a graduação. “São a partir de ações como essa que adquirimos uma visão mais crítica da profissão e reforçamos nossa ação interativa com aqueles que dependem da nossa prática”.

Para a atual coordenadora do Conselho Tutelar do 2º Distrito, Rosa Maria do Nascimento Silva a participação da Unit dentro da instituição através do trabalho desenvolvido pelos professores e alunos se reveste de grande importância. “Dessa forma damos visibilidade ao nosso trabalho e revelamos para a sociedade que aqui estamos para proteger a criança e ao adolescente”, acredita.

O Conselho Tutelar do 2º distrito atende a população de segunda à sexta-feira, das 8 às 18 horas, Rua Frei Luiz Canolo, 161, Siqueira Campos, próximo ao Centro Administrativo da Prefeitura de Aracaju.

Compartilhe: