ESTUDE NA UNIT
MENU

O que fazer no período de distanciamento social para não perder o ritmo estudos?

Confira as dicas da psicóloga e coordenadora do Unit Carreiras, Maria Luísa, para retomar à rotina

às 10h57
Compartilhe:

Pensou que teria um período de férias antecipadas e deu um ‘descanso’ nos estudos? É bem verdade que, com a pandemia do Coronavírus, a COVID-19, a população teve que se adequar a uma nova realidade, principalmente com a suspensão de diversas atividades. Mas, o que fazer no período de distanciamento social para não perder o ritmo estudos? Pois é, depois dessa pequena pausa é hora de retomar a rotina.  

Mas, nada de correr contra o tempo. A fase é de readaptação. É o que diz a psicóloga e coordenadora do Unit Carreiras, Maria Luísa Teodoro. “Inicialmente é preciso ter o discernimento que em casa, temos um tempo extra e podemos também descansar um pouco mais antes de iniciar os estudos. O estudante acaba economizando o tempo do trajeto, por exemplo”, declara. 

Para Maria Luísa, o planejamento, o foco e a determinação são peças fundamentais para este ‘recomeço’. “É importante manter uma rotina como se estivesse indo para a aula presencialmente. Acordar cedo, tomar o café da manhã, tomar um bom banho, vestir-se adequadamente e sentar para desenvolver suas atividades”, comenta. 

Mas, não é só isso! Confira algumas dicas da especialista Maria Luisa Teodoro para manter o foco nos estudos. 

1 – Defina e organize um local para os estudos

Organizar um ambiente que você consiga sentar e focar nas atividades acadêmicas é essencial. “Precisamos ter equilíbrio. Não é bacana que você fique sentado o dia todo em um local desconfortável. Em um local organizado, você consegue focar melhor nas atividades ”, destaca.

2 – Fazer pequenas pausas

Apesar do comprometimento com os estudos, ter horários definidos para um descanso e para a alimentação é necessário. “É preciso manter uma rotina de alimentação e também se hidratar adequadamente. Minha sugestão é sempre ter uma garrafinha de água ao alcance. Além disso, defina pausas durante esse tempo para se levantar e alongar um pouco”, frisa. 

3 – Conectar com os colegas

Mesmo que não presencialmente, é importante manter-se conectados com os colegas. Que tal criar grupos de estudos e manter esta interação? “A internet tem sido bastante relevante neste período. Com isso, é possível tirar dúvidas uns com os outros e ajudar nos estudos. A tecnologia tem sido um grande aliado e deve ser levado em consideração para agregar mais conhecimento”, assegura. 

4 – Planeje todas as atividades

Além dos estudos, é preciso ficar atento para as atividades físicas e emocionais. Por isso, a dica é manter o corpo sempre ativo. “Este é um momento delicado para todos. Com isso, além de manter o foco nos estudos, é indispensável se distrair um pouco diante desse cenário. Hoje em dia, muitos profissionais de Educação Física disponibilizam atividades para que todos possam desenvolver em casa. Além disso, vale aquele filminho com os familiares e ouvir uma boa música. Obviamente, em momentos que não prejudique os estudos”, finaliza Maria Luisa. 

Compartilhe: