ESTUDE NA UNIT
MENU

OAB/SE homenageia professor Uchôa

Reitor da Unit recebe Comenda Leonardo Gomes de Carvalho Leite, pelos serviços prestados à democracia

às 00h35
A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe – condecorou o reitor da Universidade Tiradentes, professor Jouberto Uchôa de Mendonça, com a Comenda Leonardo Gomes de Carvalho Leite, uma homenagem às personalidades que contribuem para o fortalecimento da democracia no País. A solenidade de outorga aconteceu na noite dessa terça-feira, 11 de agosto, Dia do Advogado, no Teatro Tobias Barreto, em Aracaju.
Reitor da Unit recebe comenda das mãos do presidente da OAB (Fotos: Marcelo Freitas)
Reitor da Unit recebe comenda das mãos do presidente da OAB (Fotos: Marcelo Freitas)
Discurso do presidente da OAB/SE, Carlos Augusto Monteiro (Fotos: Marcelo Freitas)
Autoridades compuseram mesa do evento (Fotos: Marcelo Freitas)
Compartilhe:

A indicação do professor Uchôa foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Pleno da Ordem. “Pela sua trajetória, por seu exemplo de empreendedorismo, perseverança, amor ao que se propõe a fazer, e também por ter sido o canal de integração de inúmeros estudantes, bacharéis, para essa nobre profissão que é a advocacia”, explica o presidente da OAB/SE, Carlos Augusto Monteiro.

A comenda leva o nome do primeiro advogado sergipano. Leonardo Gomes Carvalho Leite também foi membro do Instituto dos Advogados Brasileiros, instituição criada em 1843, com o objetivo de regulamentar o exercício profissional da advocacia e criar a jurisprudência do Brasil, que à época do Império ainda vivia sob a legislação portuguesa.

Dessa luta nasceu a Ordem dos Advogados do Brasil, fruto da revolução de 1930, como “órgão de seleção, defesa e disciplina da classe dos advogados em toda a República brasileira”. Cinco anos após a criação da OAB nacional, no dia 11 de maio de 1935, Leonardo Leite presidiu a reunião que criou a Seccional em Sergipe, mas, diante da possibilidade de ser o primeiro comandante da nova Ordem, declinou humildemente.

“Sinto-me muito emocionado em receber esta homenagem que leva o nome de um monumento da cultura jurídica sergipana, e que me é concedida por uma instituição como a OAB, tão importante na luta contra as desigualdades e injustiças. Quero que fique registrada a minha gratidão por este gesto da Ordem, um gesto grandioso para mim e para todos os que fazem a Universidade Tiradentes, especialmente, aqueles que conduzem os nossos cursos de Direito, sempre comprometidos com a qualidade”, comenta o professor Uchôa.

Confira todas as fotos no Flickr

 

Compartilhe: