ESTUDE NA UNIT
MENU

Paimi destaca a cultura sergipana


às 19h48
Relembrando as danças folclóricas...
Relembrando as danças folclóricas...
... para a montagem do espetáculo!
Compartilhe:
Relembrando as danças folclóricas...

Relembrando as danças folclóricas…

Manter a tradição e resgatar, através de narrativas e “causos”, fatos que marcaram culturalmente a vida de muitas senhoras que integram o Paimi representa um dos pontos altos da programação do mês do folclore organizado pela coordenadora, professora Zulnara Mota.

A atividade realizada no início da tarde desta segunda-feira, 11, na sala 6 do Bloco “C”, no Campus Aracaju Farolândia, revelou aspectos interessantes da infância de muitas das senhoras que tiveram a chance de possuir uma infância enriquecida por brincadeiras de roda, cirandas e festas populares.

Após o momento lembranças, os cerca de 50 elementos que compõem o grupo da melhor idade se dirigiram à sala de dança do Complexo Desportivo da Unit e lá deram início ao ensaio de um espetáculo que resgata as tradições juninas e que será apresentado ainda no decorrer da programação comemorativa ao folclore.

... para a montagem do espetáculo!

… para a montagem do espetáculo!

“Ao contar suas experiências, muitas das senhoras contribuem de maneira decisiva para o enriquecimento e a preservação da nossa cultura popular, hoje tão comprometida com o fascínio dos jovens pelo uso exacerbado da televisão, pelos jogos eletrônicos e pela internet”, afirma a professora Zulnara.

Responsável pela coordenação de extensão da Unit, o professor Gilton Kennedy reforça o interesse da universidade em preservar os valores culturais. “Através de vivências narradas pelos membros é que encontramos alternativas para manter viva a memória e sabedoria popular”, lembra professor Kennedy.

Na próxima segunda-feira, dia 18, o espetáculo cujo ensaio foi realizado esta tarde será apresentado às 10 horas na Nossa Escola, instituição de ensino localizada no Bairro Coroa do Meio. Na oportunidade, os alunos daquela instituição vão conhecer um pouco da vida de Santo Antônio, através da interpretação da peça “Santo Antônio também casa”.

Na terça-feira, 19, às 14h30, as senhoras do Paimi participam de uma palestra seguida de uma Oficina de Artes Populares no Arquivo Público Municipal.

A programação alusiva ao folclore continua mobilizando todos membros do Paimi para que nos dias 25 e 26, a partir das 14h30, participem na sala 6 do bloco “C”, dentro do Campus Farolândia cujo foco é a cultura sergipana e que se intitula “Diálogos e Reflexão”.

Fotos – Marcelo Freitas

Compartilhe: