ESTUDE NA UNIT
MENU

Papa Francisco será homenageado pela Unit

Imagem do pontífice, localizada em frente à capela da instituição de ensino, será inaugurada nesta quinta-feira, 25.

às 19h04
Um momento de homenagens ao Papa Francisco. Na próxima quinta-feira, 25, a Universidade Tiradentes inaugura, às 17h, a imagem do líder religioso localizada em frente à capela da Unit. O ato solene contará com a presença do arcebispo de Aracaju Dom José Palmeira Lessa.
Foto: Site A Santa Sé
Foto: Site A Santa Sé
Compartilhe:

O papa Francisco já se tornou uma das figuras mais notáveis do século XXI. O espírito humilde, caloroso e pastoral do papa tem repercutido entre os católicos e não católicos.  Antes de assumir o ministério papal, o jesuíta argentino Jorge Mario Bergoglio,  se destacou no arcebispado de Buenos Aires, com um pastoreio simples e muito amado na sua arquidiocese.  Aos seus sacerdotes, sempre recomendou misericórdia, coragem apostólica e portas abertas a todos.

Irá concelebrar a missa de inauguração os padres da Capelinha, Padre Anderson Pina e Frei Cidmário Bezerra.

Sobre o Papa Francisco

Nasceu na capital argentina no dia 17 de dezembro de 1936, filho de emigrantes piemonteses: o seu pai Mário trabalhava como contabilista no caminho de ferro; e a sua mãe Regina Sivori ocupava-se da casa e da educação dos cinco filhos.

Diplomou-se como técnico químico, e depois escolheu o caminho do sacerdócio, entrando no seminário diocesano de Villa Devoto. Em 11 de Março de 1958 entrou no noviciado da Companhia de Jesus. Completou os estudos humanísticos no Chile e, tendo voltado para a Argentina, em 1963 obteve a licenciatura em filosofia no colégio de São José em San Miguel.

Em 13 de dezembro de 1969 foi ordenado sacerdote pelo arcebispo D. Ramón José Castellano. No ano seguinte, deu continuidade à sua preparação em Alcalá de Henares, na Espanha, e a 22 de Abril de 1973 emitiu a profissão perpétua nos jesuítas.

Como arcebispo de Buenos Aires — diocese com mais de três milhões de habitantes — pensou em projeto missionário centrado na comunhão e na evangelização, com quatro finalidades principais: comunidades abertas e fraternas; protagonismo de um laicado consciente; evangelização destinada a cada habitante da cidade; assistência aos pobres e aos enfermos.

Até ao início da sede vacante foi membro das Congregações para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, para o Clero, para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica; do Pontifício Conselho para a Família, e da Pontifícia Comissão para a América Latina. Em 13 de março de 2013, em um conclave, o cardeal Jorge Mário Bergoglio foi eleito primeiro papa do continente americano e primeiro jesuíta a assumir a Igreja Católica.

Com informações obtidas pela Fundação Fraternidade e A Santa Sé

Compartilhe: