ESTUDE NA UNIT
MENU

Parceria entre instituições beneficia população do bairro 17 de Março

UBS do 17 de Março é mais um campo de estágio para estudantes da área de saúde da Unit

às 19h26
Doutora Marília Uchôa oficializa a parceria pela Unit
Doutora Marília Uchôa oficializa a parceria pela Unit
O corte simbólico da fita oficializa a parceria
UBS doutor Roberto Paixão, equipada para atender a popuação
Compartilhe:

Desde as primeiras horas da manhã dessa segunda-feira, 8, moradores do bairro 17 de Março e adjacências são atendidos pela mais nova e moderna Unidade Básica de Saúde em funcionamento na capital sergipana.

Inaugurada na manhã do sábado, 6, a UBS Roberto Paixão (homenagem prestada a um expoente da Medicina no estado) representa a concretização da parceria público-privada estabelecida entre a Prefeitura de Aracaju e a Unit.

O termo de cooperação para gestão compartilhada entre a PMA, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e a Universidade Tiradentes beneficia diretamente a população que passa a ser atendida num amplo e moderno espaço contendo sala de acolhimento, nove consultórios, dois consultórios odontológicos, salas de observação, de vacina, de curativos, de farmácia e de nebulização.

Com o acordo firmado, cabe à Unit viabilizar o funcionamento da UBS com aquisição dos equipamentos e materiais da unidade (médico-hospitalares, odontológicos; mobiliário comum e hospitalar, e equipamentos de informática e tecnologia) e com suporte nos recursos humanos na gestão compartilhada, técnicos de enfermagem, equipes de limpeza e de segurança.

O convênio beneficia também os estudantes da área de saúde da Unit por representar mais um espaço em que terão oportunidade de atuar e colocar em prática o que é ensinado em sala de aula.

Moradora do bairro 17 de Março há cinco anos, Maria Zilda dos Santos reconhece que a partir de agora não vai precisar se deslocar para outros bairros mediante a necessidade do atendimento médico ou odontológico. “Com certeza que a partir de agora teremos um tratamento digno”, confessa.

“A parceria traz benefícios imediatos aos moradores dessa região porque conhecemos a seriedade com que a Unit efetiva os seus projetos. Esse é mais um que nasce coroado de sucesso”, opina a agente comunitária de saúde Mary Grace dos Santos Ferreira.

A diretora adjunta da área da Saúde da Unit, professora Vanessa Lordelo, lembra que a parceria existente entre a IES sergipana e a Secretaria Municipal de Saúde já existe há bastante tempo. “A Universidade Tiradentes entende que o nosso papel não é apenas formar profissionais e, sim, servir com excelência a toda sociedade. Com a implementação da cogestão com essa UBS, vamos poder contribuir efetivamente com a comunidade de toda essa área”, explica.

“A parceria público-privada é muito importante, uma vez que os nossos alunos terão a chance de participar do trabalho em comunidade desde os estágios iniciais”, acrescenta o diretor de Saúde da Unit, professor Hesmoney Santa Rosa. O médico e docente lembra que o maior campo de trabalho é o Sistema Único de Saúde e que a vantagem para quem vai ingressar no campo profissional é conhecer, desde cedo, como ele funciona.

“Com essa parceria, a Unit mais uma vez escreve uma página na sua história, pois, tenho certeza, vai transformar a vida das pessoas desse bairro aqui”, opina o Pró-Reitor Administrativo e Financeiro da Unit, professor Josenito Oliveira Santos.

Compartilhe: