Entre os meses de março e abril, os supermercados e redes de lojas se preparam para um dos feriados mais lucrativos do ano, a Páscoa. Esse também é um bom momento para os microempreendedores e pequenas empresas se organizarem para atender os clientes que desejam presentear nessa época. Mas, pensando em economizar, vender ovo de Páscoa é mesmo a melhor opção? Dá para oferecer um produto de qualidade sem investir tanto? Quais as demais opções de produtos também podem ser lucrativas?
A professora do curso de Gastronomia da Universidade Tiradentes (Unit), Dra. Thaís Trindade, dá dicas de como equilibrar a economia e a qualidade do produto, oferecendo ao cliente algo bom e mais em conta. “Devido aos altos preços dos ovos, os empreendedores estão precisando usar mais ainda a criatividade e inovar para criar novos produtos que agreguem na Páscoa”, diz.
“Assim, surgem as possibilidades de bolos de pote, casca de ovos abertas com chocolates ou recheadas, ovos confeitados com brigadeiros, e outro. Podemos inovar e criar agregando o chocolate em diversas produções. Os bolos de potes decorados, símbolos de Páscoa em chocolate (pirulitos de coelho…), barras gourmets com decorações de Páscoa”, acrescenta.
Segundo ela, embrulhar o produto com embalagens decorativas que também agregam valor ao produto com baixo custo também é uma forma de economizar, além de se organizar previamente para comprar os insumos. “Temos que encontrar um equilíbrio entre planejamento, processo e produto. Definir a matéria prima e quantidades com antecedência ajuda a comprar produtos com a qualidade desejada e com preços melhores, pois esses costumam subir próximo à Páscoa”, ressalta a professora.
Mas, para quem prefere apostar no tradicional ovo de Páscoa, ainda assim é possível inovar, mantendo “Podemos fazer ovos com diversos tipos de chocolates, porém é ideal que se o chocolate não for fracionado ele precisa passar por um processo chamado temperagem onde o mesmo deverá ser derretido no máximo entre 40 ºC e 45 ºC. Logo após ser derretido, ele precisa ser resfriado e essa temperatura precisa ser controlada: entre 25 ºC e 30 ºC, dependendo do fabricante do chocolate”, explica
“A melhora no processo de fabricação reduz o tempo de produção e evita desperdícios. Por fim, e o mais importante, agregar valor ao produto utilizando recheios com produtos mais baratos que o chocolate mas que irão elevar o apelo de venda. Nos dias de hoje o importante é celebrar a Páscoa com muito chocolate e criatividade”, conclui Thaís.
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