ESTUDE NA UNIT
MENU

Pesquisa indica abertura de vagas no varejo e setor de serviços no fim do ano

A expectativa é pela abertura, em todo o país, de mais de 100 mil vagas de emprego até dezembro, principalmente no comércio

às 17h17
Uma pesquisa revelou que 69% dos empresários entrevistados pretendem abrir vagas de emprego para suprir a demanda de fim de ano (Unsplash)
Uma pesquisa revelou que 69% dos empresários entrevistados pretendem abrir vagas de emprego para suprir a demanda de fim de ano (Unsplash)
Compartilhe:

Com a proximidade das festas de fim de ano, surge também a expectativa pelo aumento dos trabalhos temporários e pela retomada dos investimentos das empresas. Até dezembro, cerca de 105 mil vagas de emprego no varejo e setor de serviços devem ser abertas no país, segundo uma pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Os dados levantados pela pesquisa indicam que o número é bem próximo ao de vagas criadas no período pré-pandemia, em 2019. O levantamento foi realizado junto a empresários de todas as regiões do Brasil e 69% deles disseram que pretendem contratar para suprir a demanda que costuma aumentar no fim do ano, sendo que 14% dos entrevistados afirmaram que irão investir na qualidade dos serviços.

Entre os empresários que responderam não ter interesse em contratar, 40% dizem não acreditar em um aumento significativo na demanda para justificar novas contratações, ainda que de trabalhadores temporários. Cerca de 25% alegaram a falta de verba para investir e para 15% dos ouvidos pela pesquisa, os altos encargos trabalhistas são o grande motivo para não ampliar o quadro de colaboradores. Para 13%, a insegurança a respeito do histórico de vendas não ter sido bom ao longo de 2021 é a razão para não contratar.

Comparando com a pesquisa realizada em 2019, no período pré-pandemia, o levantamento registrou aumento de 12% das empresas que não possuem verba para contratações.

Temporários

A pesquisa identificou que 63% dos empresários do comércio varejista pretendem contratar temporários. Já entre os empresários do setor de serviços, 41% deles devem reforçar o quadro contratando temporários em dezembro. Os cargos mais demandados pelas empresas são: vendedor (29%), ajudante (23%) e balconistas (14%).

Asscom | Grupo Tiradentes 

Compartilhe: