ESTUDE NA UNIT
MENU

Pesquisador português participa de projeto da Unit

Projeto de mobilidade acadêmica viabiliza discussões e troca de experiências entre pesquisadores visitantes, corpo docente e alunos da universidade.

às 13h39
No período de 1º a 14 de agosto, o Prof. Dr. José Manuel Florêncio Nogueira da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, em Portugal, esteve em Aracaju e participou de pesquisa e reuniões com docentes dos Programas de Pós-graduação em Biotecnologia Industrial – PBI – e Engenharia de Processos – PEP – da Universidade Tiradentes.
Compartilhe:

A iniciativa faz parte do projeto de mobilidade acadêmica, do programa Ciências sem Fronteiras do CNPq, de Pesquisador Visitante Especial – PVE. Desenvolvido pelos programas e conduzido pelos docentes Laiza Krause, Elina Caramão, Silvia Egues, Renan Tavares e Claudio Dariva apresenta discussões para projetos novos e em andamento da Unit.

Na última sexta-feira, 14, o professor convidado foi recepcionado pelo Reitor da Unit, professor Jouberto Uchôa de Mendonça que agradeceu a presença e disponibilidade. “Estamos muito felizes com o seu comparecimento em nossa universidade. Quanto ao que nos propomos a fazer, o senhor está sendo acompanhado por uma equipe excelente, altamente comprometida no desenvolvimento de atividades”, enfatizou o Reitor.

Após a visita, o professor Nogueira participou do encerramento das atividades na edição do mês do “Café com Biotecnologia” com palestra “Aplicação das técnicas de microextração sortiva em análise química: estado da arte e tendências futuras”. O palestrante mostrou definições, técnicas de amostragem e suas aplicações.

Para a professora Laiza Krause, é importante abordar o que a universidade desenvolve para o aproveitamento de resíduos. “No Nordeste, temos uma riqueza de resíduos muito grande. O coco, o café e a palha da cana são alguns dos exemplos. É bastante relevante mostrar que nós da Unit também estamos trabalhando com técnicas inovadoras para preparo de amostras”, ratifica.

O professor Dr. José Manuel Nogueira é docente auxiliar com Agregação e pesquisador do Centro de Química e Bioquímica da Universidade de Lisboa. Desenvolve estratégias analíticas inovadoras conducentes à microextração  de compostos alvo em diversos tipos de matrizes complexas. Os projetos de investigação integram-se na área ambiental, alimentar, fitoquímica, biológica, industrial, entre outros.

Compartilhe: