ESTUDE NA UNIT
MENU

Pesquisador sênior: CNPq reconhece professor Cesar Costapinto como um dos três mais importantes cientistas do Brasil, na área de Engenharia Química


às 16h39
Costapinto: “Este é o reconhecimento a uma vida de trabalho”
Costapinto: “Este é o reconhecimento a uma vida de trabalho”
Compartilhe:
Costapinto: “Este é o reconhecimento a uma vida de trabalho”

Costapinto: “Este é o reconhecimento a uma vida de trabalho”

O professor Cesar Costapinto Santana, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos da Universidade Tiradentes, é o terceiro cientista brasileiro agraciado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq –, com a bolsa de Produtividade Sênior. Para receber a bolsa PQ-SR, o pesquisador precisa permanecer no sistema por pelo menos 15 anos, na categoria 1, níveis A ou B, e continuar ativo no desenvolvimento de pesquisas científicas ou tecnológicas e na formação de pesquisadores em diversos níveis.

“Este é o reconhecimento a uma vida de trabalho. Para conceder esta modalidade de bolsa, o CNPq leva em consideração a relevância e o número de projetos de pesquisa desenvolvidos, além do papel do cientista, enquanto formador de pesquisadores nos níveis de mestrado, doutorado e pós-doutorado”, explica Costapinto.

Graduado em Engenharia Industrial pela UFS; mestre e doutor em Engenharia Química, pela UFRJ; e pós-doutor pela Universidade do Estado da Carolina do Norte (EUA), o professor Cesar foi coordenador da Área de Engenharia II na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), durante 12 anos. Hoje, é consultor do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

Ao longo da carreira, participou da montagem de cursos de graduação e pós-graduação em todo o Brasil, o que inclui o doutorado em Engenharia Química da Universidade Federal de Santa Catarina; o mestrado e doutorado na Federal do Ceará; e o mestrado e doutorado em Engenharia de Petróleo da Unicamp.

Como bolsista de Produtividade Sênior do CNPq, Cesar Costapinto pretende recrutar novos estudantes, no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos da Unit, e intensificar as pesquisas na área de biodiesel. “Vamos verificar o perfil dos alunos, para ver quem se enquadra nas necessidades técnicas para a realização do projeto. A isso, nós agregamos os equipamentos existentes e novos, que poderão ser adquiridos para a realização das pesquisas. É importante dizer que eu sou professor emérito da Unicamp e poderia implantar essa bolsa por meio de outras instituições, mas o fiz pela Universidade Tiradentes, onde eu trabalho hoje”, ressalta.

Compartilhe: