A Universidade Tirantes – Unit – está com inscrições abertas para a terceira turma de especialização Latu Senso em Neuropsicologia. Além do conteúdo diferenciado, a instituição oferece aos alunos estágio na Clínica de Psicologia, que é totalmente estruturada para atender pacientes da comunidade. O curso é destinado a psicólogos e outros profissionais das áreas da saúde e educação.
“A Neuropsicologia trabalha a parte psíquica e do comportamento. Não adianta trazer toda a parte fisiológica e biológica e não entender como funciona o psíquico, então a Neuropsicologia faz a junção desses dois lados. No embasamento teórico trabalhamos com a educação, por meio dos problemas de aprendizagem, as dificuldades, com as deficiências que surgirem, sejam elas intelectuais ou de outros tipos; trabalhamos com transtornos mentais, com as demências, portanto, há um leque muito grande na atuação do neuropsicólogo. Não é uma área que se restringe a educação ou comportamento, por isso abrimos turma para as diversas áreas do conhecimento”, ressalta a professora doutora Angelica Piovesan, coordenadora do curso de Pós-Graduação em Neuropsicologia da Unit.
Piovesan explica que a neuropsicologia trabalha com a aplicação de testes capazes de detectar deficiências muitas vezes não acusadas em exames clínicos. “Os testes identificam deficiências, problemas de aprendizagem e alguns transtornos. São instrumentos muito utilizados pelas equipes multidisciplinares, por isso a importância de outros profissionais terem formação nessa área”, afirma.
Profssora Angélica lembra que não adianta fazer um curso de neuropsicologia e não oferecer estágio ao aluno, como acontece em outras instituições. “Existem muitos testes na área e não é só aplicar, é saber como aplicar, escolher, montar uma bateria e saber como analisar esses dados. Durante as aulas os estudantes já têm contato prático e o contato com os testes, mas o estágio é crucial, porque não é apenas ter um paciente para aplicar, é ter estrutura e testes para isso. O investimento em testes é muito alto. Nós adquirimos pela pós-graduação e temos parceria com clínicas, então temos um número maior de instrumentos para oferecer”, destaca.
Sobre mercado de trabalho em Sergipe, a professora conta que essa é uma área em expansão já que não há muitos profissionais especialistas. “Até então as pessoas só buscavam neuropsicólogos fora do Estado e os que tinham aqui não eram reconhecidos, sem contar que o campo de atuação é bem grande. A Unit forma no próximo mês a primeira turma de neuropsicólogos que terá um mercado cheio de carências para explorar”, aponta Piovesan.
As inscrições para o curso de Pós-Graduação Latu Senso em Neuropsicologia e para os demais cursos de especializações presenciais podem ser feitas no site da instituição. As matrículas realizadas até o dia 10 de abril recebem desconto de 60%. Clique aqui e inscreva-se.