V E S T I B U L A R UNIT
MENU

Pós-Graduação EAD inicia aulas com palestra sobre projetos sociais

Aproximadamente 100 alunos dos polos de Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte participam de conferência ministrada pela Dr.ª Gleni Guimarães

às 17h55
Coord. Clara Angélica e Dr.ª Gleni Guimarães em palestra sobre projetos sociais
Coord. Clara Angélica e Dr.ª Gleni Guimarães em palestra sobre projetos sociais
Compartilhe:
Coord. Clara Angélica e Dr.ª Gleni Guimarães em palestra sobre projetos sociais

Coord. Clara Angélica e Dr.ª Gleni Guimarães em palestra sobre projetos sociais

Estudantes da pós-graduação na modalidade a distância, da Universidade Tiradentes, iniciaram o curso sobre Projetos Sociais. Ministrado pela professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC/RS – Dr.ª Gleni Terezinha Duro Guimarães, a aula inaugural realizada no dia 7 de junho contou com participação de aproximadamente 100 alunos, que acompanharam a transmissão ao vivo nos polos distribuídos em Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Durante a apresentação, a professora destacou a importância da constante atualização do profissional e as competências necessárias para elaborar, implementar e avaliar um projeto social.

“É importante o aluno estar atualizado para que ele consiga fazer a transformação da realidade. Para isso, ele precisa ter conhecimento sobre planejamento, programas, planos e projetos sociais. Como fazer isso com a competência suficiente para garantir espaço no mercado de trabalho? A primeira dica é que ele se mantenha constantemente atualizado em cursos, seja de especialização, extensão, mestrado ou doutorado. E posteriormente, o aluno precisa ter a competência técnica, ou seja, que aprenda a fazer como é que se elabora, implementa e se faz a avaliação de um projeto”, analisa a Dr.ª Gleni Guimarães.

Ainda segundo a doutora em Serviço Social e autora de vários livros que abordam o tema tecnologia social, o mercado tem a necessidade de absorver mão de obra qualificada para atuação diante das políticas públicas. “Hoje o mercado só absorve os profissionais que estão realmente preparados, principalmente, porque as políticas públicas atuais têm uma nova configuração. Muitas vezes esses gestores que estão em função de cargos políticos partidários nem sempre tem a competência de um técnico profissional para elaborar um plano. Neste sentido, o profissional técnico tem uma importância fundamental, porque pode inclusive dar uma assessoria para os órgãos municipais”, afirma Gleni.

A temática da abertura da aula inaugural corrobora com a grade curricular do curso que envolve, entre outros pontos, o Estado e Políticas Públicas no Brasil; Planejamento Estratégico e Empreendedorismo Social; Gestão Social; e Avaliação e Monitoramento de Programas e Projetos Sociais. “É um tema extremamente importante, onde entendemos que o mercado dos profissionais das Ciências Sociais Aplicadas, eminentemente, lida com políticas públicas, organização, sociedade, com gestão social. E enxergamos no trabalho desenvolvido pela professora Gleni a possibilidade dessa participação, uma vez que projeto social é uma ferramenta fundamental para trabalharmos com tecnologias sociais e com este processo de empoderamento da sociedade civil”, avalia a coordenadora do curso Clara Angélica de Almeida Santos Bezerra.

PROJETOS SOCIAIS

O curso de Pós-Graduação Projetos Sociais na modalidade a distância possui uma grade curricular de 370 horas e propõe, entre outras questões, mostrar ao aluno a compreensão do que é sociedade do século 21. “É ele entender porque a ferramenta projetos sociais é urgente neste momento para a sociedade. Este aluno terá a oportunidade de transitar, dentro da perspectiva teórica, uma dimensão prática. No curso teremos um eixo profissional, onde o aluno terá oficinas de elaboração de projeto social. As nossas videoaulas estão preparadas para levar o aluno a esta compreensão e mostram, passo a passo, a elaboração, planejamento, aplicação e avaliação de projetos sociais”, explica a coordenadora.

Assista a aula inaugural da Pós-graduação em Planejamento e Gerenciamento em Projetos Sociais.

Para saber mais sobre o curso de Pós-Graduação EAD Projetos Sociais clique aqui.

Compartilhe: