Destinada às novas turmas de mestres e doutores a aula é proferida pelo professor doutor Antônio Carlos Ferreira Pinheiro, da Universidade Federal da Paraíba que aborda como tema Perspectivas de Pesquisa em educação.
“A ideia é trazer para os alunos que já são do programa e estão mais entrosados com as questões educacionais no Brasil bem como para os calouros, uma indicação das perspectivas considerando, inclusive, os aspectos atuais de mudanças, de recuos e de movimentos que se revelam bastante complicados em relação ao setor educacional”, pondera o conferencista acrescentando que a ideia é pensar no futuro tendo como referência o momento atual. O doutor tomou como referência para sua aula magna a atuação da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – Anped, instituição fomentadora no desenvolvimento de novas perspectivas e caminhos, apontando problemas e soluções para o campo educacional.
“Na primeira parte da conferência optei por discorrer sobre a conjuntura atual e a partir dessa explanação indicar possibilidades levando em consideração a histórica atuação da Anped no campo específico da educação”, complementa o palestrante convidado.
Na visão do coordenador do PPED, professor doutor Cristiano Ferronato, a aula magna representa o momento em que o programa acolhe os alunos que já fazem parte do programa e recebe os calouros. “Na parte da manhã tivemos uma palestra com a professora Raylane que pertence ao programa, seguida de uma atividade com o coordenador de Relações Internacionais que falou sobre o programa de mobilidade que a instituição tem investido para os programas de pós-graduação como o Instituto de Boston, entre outros”, disse o coordenador.
Na coordenação do programa a um ano e meio, o doutor Ferronato faz uma avaliação bastante positiva do trabalho que vem sendo desenvolvido pela Diretoria de Pesquisa em especial com o PPED. “Ele vem se desenvolvendo a muito tempo de forma qualitativa e a aprovação do nosso doutorado em pesquisa em 2014 já representou uma grande vitória”, salienta o professor Ferronato lembrando que na sua gestão foram feitos alguns ajustes com o objetivo principal de aumentar a nota do programa.
A programação destinada a aula inaugural das novas turmas de mestrado e doutorado em Educação tem em seu encerramento esta tarde o lançamento de dois livros que são resultado de pesquisa de duas professoras do programa. O primeiro deles, intitulado Panorama da Instrução Primária no Brasil, organizado pelas professoras Simone Amorim e Ester Fraga e o segundo título da professora Vera Maira Santos cujo título O Livro Didático de Geografia em Sergipe do século XIX ao século XX é resultado da sua tese de doutoramento.