O processo de internacionalização do Programa de Pós-graduação em Educação (PPED) da Universidade Tiradentes (Unit) proporcionou para os alunos da disciplina Pesquisa em Educação um debate sobre metodologias de análise em pesquisas etnográficas com a participação da professora doutora Anna Kaiper-Marquez, da Pennsylvania State University. A intervenção ocorreu via Google Meet no dia 20 de setembro.
“O encontro com a professora Anna foi pensado de maneira intencional a fim de oferecer aos discentes a ampliação da compreensão deles quanto a objetos de pesquisa que usualmente não levamos em consideração no Brasil. Anna compartilhou antecipadamente um de seus artigos, escrito em inglês, para leitura dos discentes a fim de que eles já estivessem preparados para a discussão”, explica a coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento Docente do Grupo Tiradentes (NDD) e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPED) da Unit, Simone Silveira Amorim.
A ementa da disciplina Pesquisa em Educação prevê a reflexão sobre contribuições de pesquisas já realizadas, especialmente a partir de perspectivas de análise que abordam aspectos teóricos e metodológicos que auxiliem a ampliação de temas acadêmicos, tendo em vista as tendências da pesquisa em educação, inclusive em dimensões internacionais.
A professora convidada apresentou a sua pesquisa durante a aula, e os discentes puderam interagir por meio das ferramentas de tradução da plataforma, com suporte da docente da disciplina, e também dos alunos que são fluentes na língua inglesa.
“Sendo uma pesquisadora experiente, Anna pode fortalecer aspectos já discutidos na disciplina e apresentar outros que ainda não tinham sido abordados. Ademais, as dimensões internacionais da pesquisa dela, realizada no continente africano, permitiu aos discentes compreender que os horizontes das pesquisas estão muito mais ampliados, especialmente na sociedade globalizada em que vivemos”, salienta.
Para a aluna do doutorado, Daniele Almeida, as discussões trazidas pela professora doutora Anna Kaiper-Marquez foram de extrema importância para ampliar seus conhecimentos.
“Na aula fomos abrilhantados com as contribuições acerca dos possíveis caminhos da pesquisa etnográfica, refletimos sobre as interseções entre língua, identidade e sociedade. Mais do que isso, refletimos sobre as relações de poder que atravessam os usos e as motivações para o aprendizado de uma língua. A professora Anna nos ouviu, tirou dúvidas e se interessou por saber das nossas pesquisas, orientando a partir da sua experiência como professora e pesquisadora. As trocas foram muito significativas e reverberarão bastante ao longo da minha pesquisa”, afirma.
A programação das atividades do Processo de Internacionalização do Programa de Pós-graduação em Educação da Unit (PPED) também contou com a palestra via YouTube, do professor Gerardo Ramirez-Blanco (Boston College) sobre internacionalização no ensino superior. A professora doutora Fernanda Kray (Wisconsin-Madison University) gravou um vídeo para a disciplina sobre projeto de ensino e pesquisa. Além do material disponível em inglês e espanhol e o uso de um quadro metodológico de análise de imagens criado pela pesquisadora do PPED, Simone Silveira Amorim e pela professora do Molloy College, Tricia Kress.
Para mais informações sobre a disciplina de Pesquisa em Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da Unit (PPED), acesse o site.
Leia mais: PPED consolida-se como um dos melhores do Norte-Nordeste