ESTUDE NA UNIT
MENU

PPGD recebe docente de referência internacional

Dr. David Sanchez Rubio ministra para mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Direito disciplina sobre ‘Tópico Especiais de Direitos Humanos’

às 20h27
Compartilhe:
Mestrado em Direitos Humanos recebe professor Dr. David Sanchez

Mestrado em Direitos Humanos recebe professor Dr. David Sanchez

O Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Tiradentes – PPGD recebe a visita do professor Dr. David Sanchez Rubio. Referência internacional em direitos humanos e professor titular de Filosofia do Direito da Universidade de Sevilha, Espanha, o docente está como professor convidado e ministra aulas sobre ‘Tópico Especiais de Direitos Humanos’ no Mestrado em Direitos Humanos da instituição. A presença do docente no PPGD tem o objetivo de proporcionar aos mestrandos um intercâmbio de conhecimento dentro das perspectivas críticas do Direito.

“Todas as disciplinas, de certa forma, dialogam transversalmente com as obras escritas pelo Dr. David Sanchez que possuem esta perspectiva crítica. É um momento muito importante para o Mestrado porque é a possibilidade dos alunos dialogarem com um dos autores que embasa e fundamenta a proposta teórica do curso”, destaca a coordenadora do Programa de Pós-Graduação de Direito da Unit, professora Dr.ª Karyna Sposato.

Esta é a segunda vez que o Dr. David Sanchez participa de atividades promovidas pelo PPGD. Ele acredita que este momento é positivo para que os alunos tenham uma visão mais ampla dos direitos humanos. “Dentro da cultura jurídica, sobre Direitos Humanos, o mínimo que existe normalmente se move em uma dinâmica estreita. É muito importante a norma jurídica, mas se tenta explicitar como se pode olhar os direitos humanos em uma perspectiva mais ampla e também mais jurídica. Na realidade, os Direitos Humanos é muito mais rico e complexo do que o mundo jurídico tradicional. Então as aulas é uma forma de tentar descobrir e explicitar elementos deste meio”, explica o docente.

Durante as aulas, o pesquisador também ressaltou o poder do Direito na construção da realidade jurídica e chamou atenção para o desenvolvimento do mestrado da Unit.

Dr. David Sachez com professoras do mestrado Karyna Sposato e

Dr. David Sachez com professoras do mestrado Karyna Sposato e Lisiane Oliveira

“Acredito que o Direito possa ser um instrumento para possibilitar espaços de conhecimento a dignidade humana, de perspectivas distintas e ópticas. Pode ser um instrumento de dominação, mas também pode construir uma realidade jurídica que acompanha os processos de emancipação e libertação. No mundo em que vivemos é fundamental que as instituições se conscientizem sobre a cultura de Direitos Humanos e o mestrado da Unit tem esta sensibilidade e pretensão”, acrescenta.

O Mestrado em Direitos Humanos teve início em março de 2013 e possui 14 disciplinas entre obrigatórias e optativas. Para a coordenadora do PPGD, a primeira edição do curso está sendo intensa. “Este é o primeiro ano do mestrado e foi um ano muito intenso. O objetivo do programa é combinar a qualidade técnica, acadêmica com esta perspectiva crítica e também mais sensível, subjetiva. Então temos procurado oferecer aos alunos essa abordagem, que as disciplinas tenham um eixo comum, que são os direitos humanos e os desafios colocados na sociedade contemporânea. Acreditamos que o profissional do Direito é um ator importante para transformar esta realidade”, conclui Karyna Sposato.

Fotos: Marcelo Freitas

Compartilhe: