V E S T I B U L A R UNIT
MENU

Praça Fausto Cardoso é tema de mostra

Alunos de História da Unit resgatam os principais fatos políticos e culturais da praça

às 22h49
Um dos principais símbolos de Aracaju, a Praça Fausto Cardoso, é tema da 1º Mostra História e Memória, realizada pelos alunos do sexto período de licenciatura em História. Com o tema “Praça Fausto Cardoso: Uma história de bancos e corretos” os alunos buscam resgatar seus 161 anos e os diversos eventos que lá aconteceram. A praça criada em 1855 foi o local onde foram colocados os primeiros pinos de demarcação da área a ser construído o centro urbano de Aracaju pelo engenheiro Pirro. O evento foi realizado no Campus Aracaju Centro, na última quarta-feira, 11.
Compartilhe:

A aluna Simone Cristina Veloso, explica o porquê da escolha da praça como tema da mostra. “Chamou nossa atenção o fato dos bancos serem reservados para elite e nas festas natalinas apenas quem tinha o nome no banco é que podia sentar nele” diz. Para o professor Alexandre de Santana Magalhães que participou da mostra como palestrante, a Praça Fausto Cardoso é a essência da capital sergipana. “Toda a história de Aracaju girou ali seja ela politica, social, econômica, cultural. Foi o ponto de referencia logo após a mudança da capital”, relata.

“É um trabalho de extrema importante por expor os conflitos e conquistas da nossa cidade” conta Jaqueline Prado. Entre os principais fatos acontecidos na praça está a morte de Fausto Cardoso ocorrida no dia 28 de agosto de 1906. “Fausto Cardoso era um home revolucionário e que morreu na porta do palácio do governo e nos trazemos essa memórias”, diz Jaqueline.  Nos aspectos culturais os carnavais de rua e o inicio do Forró Caju também foram relembrados.

Patrimônio Histórico

Na Praça Fausto Cardoso, está o Palácio Olímpio Campos (1863). No prédio, tombado pelo Governo Estadual desde 1985, funcionava a sede do Governo Estadual e a residência dos governantes. A Fausto Cardoso foi a primeira praça de Sergipe a receber uma estátua e recebeu definitivamente este nome no dia 12 de abril de 1912.

Compartilhe: