ESTUDE NA UNIT
MENU

Prática de atividades físicas ajudam na ansiedade e na depressão

Exercícios físicos liberam endorfinas que atuam em todo o corpo, e principalmente no cérebro, de quem tem ansiedade e/ou depressão.

às 11h31
Imagem: Freepik
Imagem: Freepik
Compartilhe:

A prática de atividades físicas ajuda a prevenir e reduzir os riscos de várias doenças. Entre os principais benefícios estão o controle de níveis de colesterol, melhora o condicionamento muscular e cardiorrespiratório, e auxilia no processo de envelhecimento. Além disso, é um importante aliado no tratamento da depressão e da ansiedade.

O exercício físico ajuda a liberar diversas substâncias no cérebro e no corpo, fazendo com que o indivíduo sinta prazer em praticá-lo. As endorfinas proporcionam também a sensação de paz e tranquilidade, descontrai o corpo, combate o estresse e a ansiedade, e ativa o sistema imunológico.

Somado a isso, praticar atividades ajuda na recuperação da autoestima, na melhoria do humor e na regulação de distúrbios do sono. 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal é que pessoas entre 18 e 64 anos pratiquem 150 minutos de exercícios leves ou moderados por semana, ou 75 minutos semanais de atividades de maior intensidade.

Para alcançar os resultados, é essencial procurar um médico para avaliar e prescrever exames necessários. Com a liberação médica, o indivíduo pode procurar uma academia e/ou um profissional de educação física para desenvolver um programa de exercícios baseado nas necessidades individuais, condicionamento físico atual e histórico de saúde.

*com informações de Uol, Terra, Brasil Escola e Oficina de Psicologia

 

Leia também: Depressão atinge mais brasileiros e aracajuanos do que a diabetes

Compartilhe: