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Professor do curso de História EaD da Unit é aprovado em doutorado

O docente da Universidade Tiradentes obteve a segunda colocação e se prepara para iniciar seus estudos na UFS

às 18h40
Professor Hermeson Alves de Menezes
Professor Hermeson Alves de Menezes
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Lecionando no curso de História na modalidade EaD, desde 2011, disciplinas como Metodologia do Ensino de História e Historiografia Brasileira; e na modalidade presencial, desde 2013, as disciplinas História Moderna e História Contemporânea, Hermeson Alves de Menezes agrega ao seu currículo mais uma vitória: a conquista de uma vaga para o doutorado na turma de 2016, no Programa Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe.

Seu projeto de pesquisa tem como objetivo pesquisar a atividade intelectual do historiador sergipano Epifânio Dória e sua contribuição para a História da Educação em Sergipe. Um dos principais motivos para a escolha do tema, segundo o autor, foi o seu contato direto com o arquivo pessoal de Epifânio Dória no período que fez estagiário no Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe (IHGSE), durante sua graduação em História. “A experiência me permitiu entrar em contato com a produção intelectual de Dória e perceber a importância dessa produção para a Educação em nosso estado, algo ainda não explorado pelos pesquisadores”, justifica o pesquisador.

Membro do Grupo de Pesquisa História das Práticas Educacionais/UNIT, Grupo de Pesquisa em Ensino de História – GPEH/UFS e Grupo de Estudos do Tempo Presente – GET/UFS, o professor Hemerson observa que as trajetórias de vida dos estudantes moldam seus interesses e suas escolhas. “O que busco como docente é ajudá-los a optar sempre pelo caminho mais adequado à construção do conhecimento histórico do qual serão futuros professores, dentro das suas próprias perspectivas com relação ao curso e do que a instituição oferece”, pondera.

Egresso do curso de Licenciatura em História da UFS, onde cursou também uma especialização em História Cultural e o mestrado em Educação, o novo doutorando diz qual o significado desse novo momento em sua trajetória na docência.

“Cursar o doutorado para mim representa o coroamento da minha trajetória acadêmica, profissional e pessoal. Do ponto de vista pessoal é a demonstração de que a perseverança, o foco, as noites insones e, às vezes, o distanciamento de amigos e familiares vale a pena para alcançar nossos objetivos. Do ponto de vista acadêmico, os anos de maturidade na pesquisa me encaminharam para desafios cada vez mais instigantes e cursar o doutorado vai permitir consolidar minha atuação como pesquisador. Do ponto de vista profissional, vai enriquecer também minha atividade docente, uma vez que uma pesquisa de fôlego como a que inicio agora traz perspectiva de agregar estudantes como jovens pesquisadores”, finaliza.

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