ESTUDE NA UNIT
MENU

Professor da Unit recebe título de cidadão aracajuano

Antônio José de Santana recebe honraria na Câmara Municipal de Aracaju

às 15h01
Indicação foi feita pelo vereador Roberto Morais
Indicação foi feita pelo vereador Roberto Morais
Prof. Antônio Santana ao lado da esposa Luciene e filhos
Título de cidadão aracajuano foi entregue na Câmara Municipal de Aracaju
Compartilhe:

A cidadania honorária é um título de honraria que uma pessoa de importância recebe da Câmara Municipal de uma cidade, da Assembleia Legislativa de um Estado, da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal. O título é concedido para aquele que, sem visar lucros e interesses, contribui com serviços em defesa do povo do município ao qual lhe concede a cidadania.

Esta semana o município de Aracaju ganha mais um filho. Desta vez, o homenageado é o professor do curso de Jornalismo da Universidade Tiradentes, Antônio José de Santana. A solenidade de entrega do título foi realizada na Câmara Municipal da cidade na tarde dessa terça-feira, 19 de agosto, e reuniu profissionais, amigos e familiares. A celebração do título foi comemorada em dose dupla, já que a data da entrega da honraria, marca justamente o 55º aniversário do professor Antônio Santana.

“Hoje não é um dia especial, mas especialíssimo. É uma maravilha e uma honra muito grande no dia do meu aniversário receber o título de cidadão aracajuano. Ser professor pode ser desafiante, mas há vários momentos de alegrias e de conhecer pessoas maravilhosas. Posso dizer agora que possuo duas cidadanias, gloriense e aracajuana. Aracaju, este amor é recíproco”, afirma o professor Antônio de Santana durante o discurso de agradecimento na Câmara.

A indicação do nome foi feita pelo vereador e aluno do 7º período do curso de Jornalismo, Pastor Roberto Morais. Para ele, o professor Santana é merecedor do título porque tem contribuído constantemente com sua sabedoria e conhecimento para o Estado.

“Ele é uma pessoa extraordinária, que não somente se atém a exercer sua função como professor, e que desenvolve de forma excelente, mas passa também aquela confiança e se apresenta como pai, confidente, amigo, como uma pessoa que  transmite segurança. Aracaju, na verdade, ganha um grande presente recebendo o mais novo filho aracajuano. É uma homenagem mais do que justa a quem tanto tem contribuído, não apenas em Sergipe, porque quando o conhecimento é transmitido para alguém, essa pessoa vai além do horizonte”, homenageia o vereador Roberto Morais.

Indicação foi feita pelo vereador Roberto Morais

Indicação foi feita pelo vereador Roberto Morais

“Esse título se dá principalmente por eu ser professor da Universidade Tiradentes, porque lá conheci dezenas de pessoas, entre elas o vereador Roberto Morais”, completa Santana.

HISTÓRIA

Há 26 anos residindo na capital sergipana, o professor é natural do povoado Tanque Novo, em Nossa Senhora da Glória. Estudou em escola rural até os 12 anos de idade, quando foi estudar no Colégio Estadual Cícero Bezerra, onde completou o ensino fundamental. O ensino médio fez no Colégio Nossa Senhora da Glória. Aos 16 anos foi aprovado em um concurso para aprendiz de uma instituição bancária. Exerceu a função de bancário por 20 anos. Em 1988 passou a residir na cidade de Aracaju, ainda seguindo na carreira de bancário, e iniciou os estudos na universidade. Se graduou em Jornalismo e em 1995 recebeu convite para professor universitário, onde ministra aulas até hoje no curso de Comunicação da Universidade Tiradentes . Em 2004, através de concurso público, passou a ser professor da Secretaria Estadual de Educação, ministrando aulas no colégio Olavo Bilac, em Aracaju.

CURRÍCULO

Prof. Antônio Santana ao lado da esposa Luciene e filhos

Prof. Antônio Santana ao lado da esposa Luciene e filhos

O professor Antônio José de Santana possui graduação em Licenciatura em Letras Português/Inglês pela Universidade Tiradentes (2001); graduação em Bacharel em Comunicação Social, habilitação Jornalismo, pela Universidade Tiradentes (1992); Pós-Graduação (Especialização) em Jornalismo Político e Econômico pela Universidade Tiradentes (1995); e mestrado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Foi revisor de textos da Assessoria de Comunicação da Universidade Tiradentes, coautor de livros para a Educação de Jovens e Adultos, professor universitário da Universidade Tiradentes e professor da Educação Fundamental da Secretaria Estadual de Educação em Sergipe. Tem experiência nas áreas de Comunicação e Educação, com ênfase em Comunicação e Cultura, Comunicação Empresarial, Língua Portuguesa, Redação e Revisão de textos, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, cultura, jornalismo, trabalho de conclusão de curso, movimentos sociais e história.

Fotos: Marcelo Freitas

Compartilhe: