A Câmara Municipal de Aracaju (CMA), por meio do vereador Professor Bittencourt (PDT), concedeu na tarde da última quinta-feira, 09, Título de Cidadania Aracajuana ao arquiteto egresso da Universidade Tiradentes (Unit), e professor da instituição, Ezio Christian Déda de Araújo. A homenagem aconteceu no Plenário da Câmara Municipal de Aracaju e teve a participação de autoridades, familiares e amigos.
O arquiteto e professor da Unit, Ezio Déda, agradeceu pela honraria do título. “Para mim é uma honra tamanha receber esse acolhimento de Aracaju. Esse título de cidadania me diz muito”, conta.
Sobre a honraria, Ezio reforça o papel da Unit em sua história de sucesso. “A Unit é fundamental na minha trajetória. Me formei na primeira turma de Arquitetura e Urbanismo, fui coordenador dos cursos de Arquitetura e Design de Interiores, e sou professor da instituição há quase 20 anos. Além disso, o meu escritório, Ágora Arquitetos, tem assinado projetos estratégicos da instituição, a exemplo do Tiradentes Innovation Center, o Tiradentes Institute, em Boston, e o novos projetos em fase de construção. Trago comigo uma relação de gratidão, reconhecimento, amor e identidade pela Unit”, revela.
A pró-reitora de Graduação da Unit, professora Arleide Barreto, representou a instituição na solenidade. “Estar aqui hoje é motivo de orgulho para todos nós que fazemos parte da Unit. Conviver com professor Ezio é uma alegria, e saber que nossos estudantes o tem como mestre durante a graduação, significa muito para o aprendizado deles. Que professor Ezio seja sempre muito feliz”, conta.
O vice-presidente de Relações Institucionais do Grupo Tiradentes, Saumíneo Nascimento, compôs a mesa. “Ezio Déda construiu legado em Sergipe com sua competência, ultrapassando fronteiras, inclusive, chegando a Boston. No Tiradentes Institute, é possível sentir o aconchego de nosso estado graças a seu projeto inovador. Honraria mais que merecida”, revela Saumíneo.
Na solenidade, a Secretária Municipal de Educação de Nossa Senhora do Socorro, Josevanda Mendonça Franco, e o artista plástico, Octávio de Castro Moreno, também foram homenageados pelo vereador.
Para o vereador Professor Bittencourt, autor do decreto legislativo, é uma honra conceder essa homenagem para pessoas tão importantes da nossa terra. “É uma honra, um orgulho, uma satisfação poder ter sido o instrumento que viabiliza uma homenagem tão expressiva, tão grandiosa e verdadeira quanto essa. Conceder um Título de Cidadania Aracajuana por essa Câmara é a expressão mais valorosa de reconhecimento, é a demonstração mais verdadeira, real e sincera de uma homenagem para alguém”, destacou.
Ezio agradeceu ao vereador Antônio Bittencourt pela honraria. “Ser homenageado ao lado de minha mestra da vida, Josevanda Franco, e do grande artista e amigo, Tatti Moreno, tem uma dimensão quase transcendental”, finaliza.
Ezio Déda
Natural de Simão Dias (SE), Ezio Déda veio morar em Aracaju em 1991. Fez o ensino médio no Colégio Arquidiocesano e na Universidade Tiradentes, graduou-se em Arquitetura e Urbanismo e se especializou em “Desenho, Registro e Memória Visual” pela Universidade Estadual de Feira de Santana. De 2004 a 2009 foi Coordenador dos Cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Design de Interiores da Unit. Atualmente é professor da cátedra de Projeto de Arquitetura da mesma instituição.
Foi um dos responsáveis pelo Projeto Arquitetônico e de Restauro do prédio do Antigo Atheneuzinho em Aracaju, monumento tombado pelo estado para sediar o Museu da Gente Sergipana. Além de arquiteto, foi o coordenador geral das ações para construção do Museu.
É escritor e autor do livro Árvore de Folhas Caducas (2001). É membro do Conselho Editorial da Editora do Diário Oficial do Estado de Sergipe. Desde julho de 2012 está na superintendência do Instituto Banese. É curador de diversas exposições e desenvolve projetos musicais mesclando linguagens artísticas multidisciplinares e tecnologia.