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Professor do PPED palestra em eventos regionais de pós-graduação em Educação

O professor Cristiano Ferronato coordena um fórum ligado à ANPEd no Nordeste e participa de ações que vem aumentando a visibilidade do PPED em nível nacional

às 13h30
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O programa de Pós-Graduação em Educação (PPED), da Universidade Tiradentes (Unit), vem ganhando um destaque cada vez maior no cenário acadêmico regional e nacional, ao participar de fóruns e eventos que discutem a pesquisa e o ensino de pós-graduação stricto sensu na área de Educação. O professor-doutor Cristiano Ferronato, que integra o corpo docente do PPED, vem participando como palestrante convidado em uma série de eventos promovidos por faculdades e universidades da Região Nordeste. O mais recente deles foi o II Seminário de Autoavaliação do Poseduc (Programa de Pós-Graduação em Educação), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), em Mossoró (RN), entre os os dias 20 e 22 de maio.  

De acordo com Ferronato, o convite para o evento surgiu a partir da sua atuação como coordenador do Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação do Nordeste (Forpred/NE), instância de organização das instituições que se associam à ANPEd (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação). “Nesse caso, como coordenador, sempre estamos indo os PPGs em Educação para auxiliar nas discussões sobre os encaminhamentos da gestão dos programas, no preenchimento do Relatório Sucupira e fazendo parte da construção do planejamento estratégico e discutindo as políticas de pós-graduação no Brasil”, explica ele. 

No evento da Uern, o professor do PPED participou da conferência de abertura, que teve como tema “Autoavaliação e os desafios da Pós-Graduação em Educação”, e de uma mesa-redonda sobre “Articulação entre graduação e pós-graduação: o que é e como se faz”, com a participação da diretora da Faculdade de Educação da Uern, Meyre-Ester Barbosa de Oliveira, e coordenação do professor-doutor Júlio Ribeiro Soares, da Poseduc/Uern. O congresso tratou de temas relacionados à autoavaliação e ao planejamento do programa. 

“Foi um momento muito importante de discussão e debate sobre as relações entre pós-graduação e graduação, visto que participaram docentes e discentes destes dois níveis de ensino. Foi importante também para podermos fortalecer a pós-graduação em educação no Nordeste, que nas últimas avaliações têm alcançado importantes avanços”, destacou Ferronato, que também atuou como consultor em seminários de planejamento estratégico e autoavaliação nas universidades estaduais da Bahia (Uneb) e do Ceará (Uece), bem como nas federais do Ceará (UFC) e do Recôncavo Baiano (UFRB). “Participei analisando como os PPGs estão no momento e como podem melhorar para o processo avaliativo do quadriênio”, acrescentou.

Outras ações e participações do PPED dentro da Forpred/ANPEd também contribuíram para o aumento da projeção e da visibilidade do programa no Nordeste e no Brasil. Em março de 2023, a I Jornada Formativa do Forpred/ANPEd foi realizada no Tiradentes Innovation Center, no Campus Farolândia, com a presença de todos os coordenadores dos programas de Pós-Graduação em Educação da região, mais a presidente da ANPEd, Geovana Lunardi, e o coordenador da área de Educação da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), Angelo de Souza. 

O professor Cristiano Ferronato também integra a comissão organizadora do XXVII Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste (EPEN), que será realizado entre os dias 4 e 8 de novembro deste ano, no campus da Universidade Federal de Sergipe (UFS), em São Cristóvão. Ele adianta ainda que o PPED/Unit é um dos candidatos para ser sede do Seminário Nacional dos programas de pós-graduação em Educação, evento que acontece ainda neste ano de 2024 e deve reunir quase 200 PPGs de todo o país. 

“A discussão desses temas impactam muito no que se refere à nossa atuação como pesquisador e como gestor do PPED da Unit, uma vez que o Programa acaba sendo indutor desse debate na sociedade científica. Demonstra a força e a visibilidade tanto do programa como de seus pesquisadores. Essas ações também reforçam o PPED no que concerne à avaliação do quadriênio, no quesito solidariedade”, conclui o coordenador, que está prestes a concluir o seu pós-doutorado em História da Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), em Maringá (PR). 


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