ESTUDE NA UNIT
MENU

Professor espanhol ministra aula sobre Direitos Humanos

Felipe Gómez Isa pontuou que o intercâmbio entre universidades brasileira e espanhola firma o compromisso das Instituições com o debate sobre Direitos Humanos, tão necessário atualmente

às 01h22
Compartilhe:

Como etapa do processo de internacionalização do curso de mestrado em Direitos Humanos da Universidade Tiradentes (Unit), o professor e vice-decano de Relações Internacionais da Universidade de Deusto, na Espanha,
Felipe Gómez Isa, ministra aulas para os mestrandos esta semana. Nesta segunda-feira (25), o tema foi Tutela Civil em Direitos Humanos.

Felipe Gómez Isa pontuou que o intercâmbio entre universidades brasileira e espanhola firma o compromisso das Instituições com o debate sobre Direitos Humanos, tão necessário atualmente. “É importante porque as duas universidades têm um compromisso definido de promover o debate sobre Direitos Humanos, estamos em um momento mundial em que é cada vez mais necessário discutir o tema na Europa, Espanha e no Brasil. Estamos aqui para formalizar o acordo entre as universidades para colaboração acadêmica entre professores e pesquisadores e iremos abordar, além da parte histórica dos Direitos Humanos, o Papel da ONU na proteção dos Direitos Humanos”.

A coordenadora do Mestrado em Direitos Humanos da Unit, Gabriela Rebouças, informou que a Universidade sempre trabalhou com parcerias internacionais para oferecer uma pesquisa conectada com a produção nacional e internacional. Ela também informou que a Universidade estuda a implantação de doutorado em Direito.

“Estamos comprometidos com isso, em não deixar o conhecimento exclusivo local, em conectar nosso saber com pesquisadores de outros lugares e culturas. O processo de internacionalização ajuda o MEC e o Capes a perceber nosso comprometimento com o curso e com a pesquisa. Nosso curso de mestrado é jovem, começou em 2013, e tem nota 4, saindo da nota inicial já na primeira avaliação. Com essa nota, já podemos pedir o curso de doutorado. É o que estamos construindo”, declarou.

Aluno do mestrado em Direitos Humanos, Nivaldo Souza Santos Filho é pesquisador bolsista Fapitec e acompanhou a aula do professor espanhol. Para ele, a troca é enriquecedora. “É uma oportunidade de dialogar com pesquisadores de outras instituições traz a perspectiva que talvez não tenhamos aqui. Além de treinar outro idioma”.

Compartilhe: