ESTUDE NA UNIT
MENU

Professora da Argentina participa de atividades do PEP/Unit

Presença de conferencista internacional durante encontro em Aracaju mobiliza alunos de Engenharia de Processos

às 19h14
“Desenvolvimento de metodologias bioseparativas de papaína baseadas em sistemas aquosos bifásicos”. Este foi o tema da palestra ministrada pela professora doutora Bibiana Beatriz Nerli, da Faculdade de Ciências Bioquímicas e Farmacêuticas da Universidade Nacional de Rosário/Argentina, para alunos do Programa de Pós Graduação em Engenharia de Processos da Universidade Tiradentes (PEP/Unit) no último dia 22, durante a primeira semana de estada dela na instituição de ensino.
Dra. Bibiana Nerli
Dra. Bibiana Nerli
O doutor Álvaro e a conferencista
A participação dos convidados para a conferência
Compartilhe:

A doutora Bibiana Nerli, que é um dos expoentes nos estudos de sistemas aquosos bifásicos na Argentina, está na Unit a convite do professor doutor Álvaro Silva Lima, que coordena os grupos de pesquisa em Alimentos, e em Engenharia de Bioprocessos da universidade. Ela está na instituição como professora visitante e a vinda dela foi possível graças ao Programa de Cooperação Acadêmica da Unit.

Esta é a segunda semana de Bibiana Nerli em Aracaju e a agenda dela será participar do primeiro seminário de avaliação interinstitucional do PEP/Unit. Na primeira semana ela ministrou mini-curso de seis horas para os alunos do PEP; participou do workshop de apresentação dos trabalhos dos docentes e discentes do programa sobre estudos aquosos bifásicos e, em contrapartida, apresentou o que tem sido feito na área na Argentina, além de ministrar palestra sobre bioseparação da papaína para alunos e professores dos programas de Pós Graduação em Biotecnologia Industrial e de Engenharia de Processos.

“Já montamos uma estratégia para fazer trabalhos conjuntos em regime de cooperação, inclusive, professora Bibiana Nerli trouxe formulários para firmar convênio entre a Unit e a Universidade Nacional de Rosário, documentos que já estão tramitando nas Relações Internacionais da nossa instituição, o que será excelente, pois não tínhamos nenhum tipo de parceria com esta importante universidade”, declarou o doutor Álvaro Lima. Ele explicou ainda que esta é a primeira vez de Nerli no Estado, e que as conversações para a vinda dela foram iniciadas ainda em 2016, logo após o retorno do Dr. Álvaro Lima do pós-doutorado em Viena, na Áustria.

“Estávamos buscando informações sobre pessoas referência em sistemas aquosos bifásicos na América Latina, com bons trabalhos e boa produção, e foi assim que chegamos a Bibiana Nerli”, relembrou o professor da Unit. E o estreitamento dos laços entre a Unit e a Universidade Nacional de Rosário pode aumentar caso o processo de internacionalização entre elas seja aprovado, podendo, inclusive, motivar o intercâmbio de alunos das instituições, possibilidade que agrada a Dra. Bibiana Nerli, que se declarou encantada com a estrutura da Universidade Tiradentes e do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP).

“Minha impressão de tudo o que vi por aqui é extremamente auspiciosa, mas, para mim, o mais importante são as pessoas, que têm sido muito amáveis comigo todo o tempo. Os espaços da universidade são muito bem cuidados. Fiquei impressionada com a qualidade do ITP, que é realmente muito atrativo, tanto pelos pesquisadores quanto pelos equipamentos que possui, que são de última geração. Outra coisa que me chamou a atenção foi a quantidade de pessoas trabalhando e da qualidade dos alunos do pós-doutoramento e dos outros cursos da Pós Graduação. Realmente, minha impressão é muito boa e estou muito feliz em ter podido fazer esta visita”, enfatizou a pesquisadora argentina.

Outra felicidade, segundo ela, foi ter percebido o interesse dos alunos e colegas professores pelas informações que trouxe. Dentre a troca de experiências esteve o trabalho de purificação de moléculas de interesse para a indústria, principalmente a purificação das proteínas e das enzimas. Este assunto foi debatido com maior intensidade durante a palestra sobre ‘Desenvolvimento de metodologias bioseparativas de papaína baseadas em sistemas aquosos bifásicos’, quando ela apresentou o resultado da pesquisa da tese de uma das alunas dela, que conseguiu melhorar os indicadores de processo de purificação da substância.

Sobre o processo de internacionalização das duas Instituições de Ensino Superior, a brasileira e a argentina, Dra. Bibiana Nerli se disse animada e esperançosa de que dê tudo certo para poder desenvolver projetos maiores e específicos de colaboração, em especial com os grupos coordenados pelo Dr. Álvaro Lima, pois abordam temáticas separativas complementares. “Creio que vá ser bom para os dois lados, impactando positivamente na formação de recursos humanos das duas instituições”, evidenciou a professora doutora.

Compartilhe: