ESTUDE NA UNIT
MENU

Professora lança livro que discute a questão da violência doméstica

Tema de pesquisa de doutorado, a violência doméstica, suas consequências e alternativas de solução motivam pesquisadora na busca de alternativas

às 20h24
A autora em momento de autógrafo
A autora em momento de autógrafo
A obra que serve não apenas para a área jurídica
Compartilhe:

“Grupos reflexivos para os autores da violência doméstica: responsabilização e restauração” é o título do livro de autoria da professora da Unit e advogada Grasielle Vieira lançado na noite dessa terça-feira, 21, durante noite de autógrafos promovida pela Livraria Saraiva do Shopping Riomar.

Por ser uma das áreas da sua pesquisa, a violência doméstica, a docente concluiu o doutorado realizado por meio de parceria entre a Universidade Tiradentes e Mackenzie, aprofundando seus estudos sobre o tema que veio a se transformar no livro.

“Fiz um mapeamento onde existem esses grupos em todo o Brasil e proponho que a implantação dos grupos reflexivos deve ser vista no país como uma política pública preventiva à violência”, explica a autora, justificando que os citados grupos representam um dos eixos da Lei Maria da Penha.

A Lei Maria da Penha prevê a proteção da vítima, previne a violência e responsabiliza o autor. Entretanto, o eixo responsabilização ainda se encontra em estruturação, motivo pelo qual a professora Grasielle propõe no livro, além do mapeamento, novos caminhos para que seja possível o encontro de soluções que não resultem apenas na punição do agressor, uma vez que esta por si não equaciona o problema.

“Os grupos reflexivos são instrumentos que podem ajudar na ressignificação desses padrões preconceituosos, machistas, estruturais que geram a violência”, acrescenta Grasielle, explicando que sua pesquisa partiu do pressuposto de que a desigualdade de gênero gera violência e que na relação que se estabelece a mulher está em situação de vulnerabilidade, além de apresentar grande dificuldade de romper.

“A mulher é protegida pela rede de enfrentamento e acolhimento, mas precisamos olhar de forma ampliada para esse contexto de violência e também olhar para esse autor para evitar novas violências. Pena cumprida é pena extinta, ele volta para a sociedade, onde terá novas composições familiares e pode continuar praticando violência”, alerta a pesquisadora, que propõe com sua obra apresentar alternativas que permitam o rompimento da perpetuação do ciclo da violência.

“A abordagem dada pela professora Grasielle Vieira na obra tem uma perspectiva interdisciplinar na medida em trabalha a violência doméstica como tema cotidiano tendo como foto o tratamento de todos os envolvidos dentro e fora do Direito Penal numa abordagem mais ampla do que aquela que estamos acostumados a ver”, opina o professor Ronaldo Marinho.

Compartilhe: