ESTUDE NA UNIT
MENU

Professores de universidade espanhola conhecem metodologias aplicadas na Unit 

Três docentes da Universidad Miguel Hernández fizeram uma visita ao Campus Farolândia para conhecer a aplicação prática das metodologias ABP e PBL nos cursos de Medicina, Psicologia e Educação Física

às 16h10
Compartilhe:

A aplicação das metodologias ABP (Aprendizagem Baseada em Projetos) e PBL (Problem Based Learning), baseadas na realização de projetos e na resolução de demandas reais, tornou a Universidade Tiradentes (Unit) uma referência para outras instituições pelo Brasil e pelo mundo. Isso foi constatado com a recente visita de intercâmbio realizada por três professores da Universidad Miguel Hernández (UMH), situada em Elche, na Espanha. Adolfo Aracil Marco, David Pineda Sanchez e Juan Antonio Moreno Murcia estiveram no Campus Farolândia para conhecer a Unit, sua estrutura acadêmica e os cursos de graduação em Medicina, Psicologia e Educação Física, que aplicam estas metodologias há pelo menos três anos. 

A visita foi intermediada pela Gerência de Relações Internacionais e pela Diretoria de Assuntos Acadêmicos da Unit, com a participação das coordenações e de professores dos três cursos. Os docentes espanhois estão à frente de um estudo sobre como as metodologias de ensino e aprendizagem são aplicadas em faculdades e universidades do Brasil e de outros países, com apoio da UMH e financiamento do Erasmus Mundus, um um programa de cooperação internacional de ensino superior mantido pela União Europeia. 

“Basicamente, os professores vieram à Unit para conhecer as metodologias dos cursos de Educação Física, Psicologia e Medicina. A intenção foi verificar como elas funcionam na prática, porque o currículo na instituição de origem deles, a Miguel Hernández, é bastante tradicional”, explica o assessor de Relações Internacionais da Unit, João Pedro Oliveira. 

A inclusão da Unit no roteiro de trabalho da visita foi motivada por uma apresentação feita no ano passado pelo professor Estélio Henrique Martin Dantas, do Programa de Pós-Graduação em Biociências e Saúde (PBS), quando ele esteve em visita à UMH, na Espanha, e descreveu a experiência da Unit com o PBL aplicado no curso de Medicina e a ABP nos demais cursos de graduação.  “A visita despertou profundo interesse nos professores, que demonstraram grande entusiasmo com as apresentações. Esta visita representa uma excelente oportunidade para a Unit assumir um papel de destaque, mostrando o potencial transformador e disruptivo da metodologia ABP”, afirmou Estélio. 

Além de Estélio e João Pedro, houve as participações da gerente de Relações Internacionais, Selen Ive Carneiro, e dos professores Antenor de Oliveira Neto (Educação Física), Jamille Figueiredo (Psicologia), Carla Pereira Porto e Jerocílio Maciel de Oliveira Junior (ambos de Medicina). Eles apresentaram e explicaram as metodologias e estruturas curriculares de cada curso aos docentes da UMH. “Nós destacamos muito como acontece essa relação estabelecida entre a Unit e as empresas, órgãos dos setores públicos e organizações não governamentais. Como é que ela acontece, como nós fazemos a captação dessas demandas que os nossos alunos atuam, esses desafios que eles resolvem e aprendem fazendo, e como a gente consegue proporcionar para o nosso aluno a experiência do profissional ainda durante a graduação, para que ele já se sinta realmente no exercício da função”, detalha Jamille. 

A visita também contou com uma visita guiada pelo Campus Farolândia, na qual os três professores da UMH puderam conhecer locais como o Complexo Esportivo Valquírio Correia Lima e o Complexo de Especialidades em Saúde Professora Amélia Uchôa, entre outros. 

Boas impressões

Os espanhois demonstraram entusiasmo com o modelo apresentado pela Unit e interagiram bastante com os colegas, esclarecendo dúvidas e compartilhando experiências. Eles manifestaram o desejo de planejar um período de imersão prática nas metodologias ABP e PBL durante o segundo semestre, além da proposta de firmar um convênio de dupla titulação entre a Unit e a UMH, envolvendo os programas de mestrado e doutorado das duas instituições. 

Para o professor Moreno Murcia, o ABP (conhecido em sua fase inicial como Projeto Inova) é “uma iniciativa inovadora que está transformando o ensino e a pesquisa em diversas áreas do conhecimento”, gerando impacto na comunidade acadêmica e na sociedade. “A ABP se destaca pela sua abordagem interdisciplinar, promovendo a criatividade, o empreendedorismo e a transferência de conhecimento em diferentes áreas. Durante a visita, pudemos compartilhar ideias, experiências e perspectivas sobre como inovação e educação podem trabalhar juntas para gerar impacto real. Essa experiência certamente nos inspira a continuar explorando novas formas de aprendizado e colaboração internacional”, afirmou ele. 

Outro ponto que também chamou a atenção dos visitantes foi a estrutura física e tecnológica presente nos campi da Unit, que complementa a eficácia e o impacto das metodologias de ensino. “Parece-me uma universidade fabulosa, que tem instalações realmente incríveis. Eu penso que a metodologia de trabalho seguida permite-nos dizer claramente que é uma universidade do futuro”, resume Aracil. 

Para a Unit, a visita dos professores espanhois reforça ainda mais os diferenciais de qualidade e de excelência no ensino da instituição, sobretudo na internacionalização e nas constantes relações de parceria e troca de conhecimentos entre professores e estudantes de outros países. “Isso representa muito, porque nós podemos mostrar a qualidade do nosso corpo docente, a qualidade das nossas práticas, as referências de inovação e tecnologia que nós temos no curso e na instituição. Foi um momento onde, de fato, nós pudemos aparecer para o mundo com a devida importância e o impacto que a universidade e o curso de Educação Física têm na sociedade. Pudemos inspirar e compartilhar nossas experiências positivas para a Europa”, comemora Antenor. 

Os docentes da UMH também convidaram o professor Estélio Dantas para colaborar com a construção do relatório final da visita técnica ao Brasil, que será finalizado ainda neste mês e apresentado à Agência Executiva Europeia para a Educação e a Cultura (EACEA), em Bruxelas (Bélgica). Além da Unit, eles também estiveram na Universidade de São Paulo (USP) e na Universidade São Judas Tadeu (USJT), ambas em São Paulo.  

Sobre a UMH

Criada em 1996, a Universidade Miguel Hernández (UMH) é uma universidade pública sediada em Elche e com mais três campi em cidades da província de Alicante, na Comunidade Valenciana (sudeste da Espanha). Seu nome é em homenagem ao poeta Miguel Hernández Gilabert (1910-1942), nascido em Alicante e considerado um dos mais importantes da literatura espanhola moderna. 

Reconhecida no país pela qualidade de seu ensino e pesquisa, a UMH oferece programas acadêmicos em diversas áreas, como Ciências da Saúde, Ciências do Esporte, Engenharia, Ciências Sociais e Artes, contando com mais de 90 cursos de graduação, mestrado e doutorado. É dotada de uma infraestrutura moderna e centros de pesquisa de ponta, como o Instituto de Neurociências e o Centro de Investigação do Esporte. Além disso, promove colaborações internacionais, ações de mobilidade acadêmica e projetos de impacto social, consolidando-se como referência na formação integral de seus estudantes. Seu compromisso com a excelência e o desenvolvimento sustentável a torna uma instituição voltada para o avanço do conhecimento e a contribuição para a sociedade.

Leia mais:
Tese do PPED analisa competências digitais de estudantes em Sergipe e na Espanha
Atributos da Unit: metodologias ativas e formação de professores aprimoram a qualidade acadêmica

Compartilhe: