A pesquisa qualitativa em Educação no Brasil, esse vai ser o assunto norteador da palestra que a Professora Doutora em Sociologia e docente da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), Menga Ludke, vai proferir na próxima quarta-feira, 27 de janeiro, durante a aula inaugural do semestre letivo do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPED) da Universidade Tiradentes. Este será um dos compromissos a serem cumpridos no Brasil antes do embarque de Menga para Londres, no mês de março, em virtude da aprovação para um ano na Cátedra na Anísio Teixeira. A aula será na sala 4, bloco F, da Unit Campus Farolândia, às 16h.
A vinda da pesquisadora, que é uma referência internacional quando o assunto é avaliação de pesquisa qualitativa, foi intermediada pelos Professores Ronaldo Linhares, doutor em Ciência da Comunicação e um dos docentes do PPED, e Cristiano Ferronato, Coordenador do PPED. Segundo Ronaldo Linhares, Menga Ludke “é referência neste assunto, possui alguns livros publicados e que são muito utilizados por quem trabalha na área. A professora Menga Ludke participou do sexto Simpósio Internacional em Educação e Comunicação aqui da Unit, em novembro do ano passado, e foi naquela época que fizemos o convite para um retorno. Ficamos felizes por ela ter aceitado”, comentou o professor.
Além da palestra na aula inaugural, a visitante irá ministrar por dois dias (28 e 29 de janeiro, das 14h às 18h), também na sala 4 do bloco F, uma oficina sobre Metodologia da Pesquisa em Educação para um grupo de aproximadamente 30 pesquisadores do Programa, professores da Rede Pública e da área de inclusão digital do Instituto Luciano Barreto Junior (ILBJ), que é parceiro da Unit nesta vinda de Ludke a Aracaju.
“Ela pretende trabalhar, num primeiro momento, algumas questões sobre teoria e método, e num segundo momento discutir mais especificamente os projetos, as propostas de quem vai estar presente, conversar um pouco sobre os temas, os objetivos e métodos de pesquisa mais focados”, esclareceu Linhares. Tanto a palestra quanto a oficina são algumas das ações programadas para este ano de 2016 do PPED, que tem como coordenador o Professor Doutor e pesquisador do Instituto de Tecnologia e Pesquisa, Cristiano Ferronato, que assumiu recentemente a coordenação do Programa.
Embora a aula inaugural seja mais destinada aos ingressos no programa – após a seleção finalizada em dezembro do ano passado -, o momento será aberto para a comunidade acadêmica como um todo, pois, como salientou Ferronato, “a educação perpassa todas as áreas do saber e metodologia de pesquisa é um assunto que interessa a qualquer pesquisador, de qualquer curso da universidade”.
E com o novo cargo, o que muda na atuação de Ferronato, que antes era Coordenador de Pesquisa da Unit? Segundo ele, apenas o foco, que agora vai estar mais voltado para a pós em Educação, mas os compromissos e as metas para fazer com que a pesquisa dentro da instituição avance cada vez mais continuam os mesmos. E uma dessas metas é fazer com que o PPED continue sendo uma referência na pesquisa em Educação. “Estamos casados com a proposta da instituição, que é de até 2017 estarmos entre os maiores grupos educacionais do país. O Programa de Pós-graduação em Educação foi o primeiro de uma universidade particular do Brasil a ter conceito 4 da Capes, nossa meta é mantermos a qualidade do nosso Programa”, declarou Cristiano Ferronato.
Além da aula inaugural e da oficina que serão ministradas por Menga Ludke, também estão previstos no calendário de atividades 2016 do PPED: o Encontro Internacional de Formação de Professores e o Fórum de Formação de Professores, que acontecerão no mês de maio e são organizados pelo Observatório em Educação, (OBEDUC) coordenado pela Prof. Dra. Ada Augusta Celestino Bezerra; e o 7º Simpósio Internacional em Educação e Comunicação, no período de 14 a 16 de setembro, coordenado por Ronaldo Linhares e que já tem dentre as presenças confirmadas, profissionais das Universidades de Lisboa e de Nova York para ministrar palestras ligadas ao tema, que este ano será “Criatividade, Inovação e Tecnologias em Educação”.