ESTUDE NA UNIT
MENU

Programa de Pós-graduação em educação traz professora americana

niversidade Tiradentes investe na internacionalização de conhecimento e traz a professora norte-americana PhD Tricia M. Kress para ministrar a disciplina “Pesquisa em Educação”

às 00h43
Compartilhe:

Integrando os dez melhores programas de Mestrado e Doutorado do País, conforme dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a Universidade Tiradentes investe na internacionalização de conhecimento e traz a professora norte-americana PhD Tricia M. Kress para ministrar a disciplina “Pesquisa em Educação”, no doutorado em Educação ofertado no Campus Farolândia.

A parceria foi solidificada durante o programa ‘Portas Abertas’, na Unidade Nossa Senhora do Carmo da Unit Pernambuco. O tema “Cultivando Liderança Transformadora para a Era Pós-verdade: Um Caso para o Pensamento Crítico Complexo” foi direcionado para Gestores Educacionais e demais convidados numa perspectiva de diálogo entre a realidade e a perspectiva no cenário da educação global, como explica a professora da Pós-graduação em Educação, Simone Amorim.

“O Portas Abertas tem o objetivo de criar pontes e atrair alunos da comunidade com perfil diferenciado. A professora Tricia foi convidada para fazer a abertura deste ano tendo em vista o compromisso do Grupo Tiradentes com a educação e a internacionalização. Fui para o pós-doutorado em 2017, em Boston, quando conheci Tricia e juntas criamos esse projeto de ensino e pesquisa. Ela desenvolve pesquisas relacionadas ao pensamento crítico e liderança educacional. Fizemos o convite para mostrar aos alunos que a Unit tem a internacionalização como uma proposta diferenciada e que é significativa porque vai abrir portas. A instituição tem estrutura organizada para preparar líderes”, disse.

Simone explica que o curso de doutorado em Educação foi aprovado em 2014 e já alcançou nota 5 pelo Ministério de Educação (MEC). A disciplina que será ofertada em parceira com o Molloy College, onde Tricia Kress é docente, e com a UMass Boston, com a Profa. Dra. Patricia Krueger-Henney. Algumas aulas estão previstas para acontecerem sincronicamente, sendo que as três salas de aula estarão conectadas via internet. 

“Queremos educar pessoas para que elas exerçam a liderança, impactem a vida das pessoas onde quer que elas vão. Esse é sentido da liderança. A disciplina compartilhada será ministrada no campus Farolândia, faremos pesquisa de campo com base na pedagogia de Paulo Freire. Elas ficarão 10 dias aqui”.

Internacionalização

Em funcionamento desde 2017, o Tiradentes Institute no campus da Universidade de Massachusetts – UMass Boston consolida o processo de internacionalização da Universidade Tiradentes. A professora Simone Amorim já pode conferir de perto a importância da parceria entre a Unit e a UMass quando cursou o pós-doutorado em Boston.

Para ela, a experiência foi fundamental para sua carreira acadêmica e comprova a confiança da Instituição na formação dos docentes. “Eu recebi uma bolsa para realizar o Pós-Doutorado e fui para Massachusetts com meus filhos que tiveram a oportunidade de estudar lá, levei meu esposo também. Essa experiência foi maravilhosa, incrível para todos porque convivemos e aprendemos com pessoas de diversas partes do mundo. Encontramos chineses, quenianos, japoneses, iranianos e pessoas de tantas outras nacionalidades. O apoio da universidade e da Diretoria de Relações Internacionais foi muito importante”.

Na equipe de docentes da Unit desde 2013, Simone acredita que a pesquisa é o caminho para o desenvolvimento da sociedade. “Digo que estou no lugar onde gostaria de estar e que me preparei para estar. Não consigo me ver fazendo outra coisa que não seja pesquisa, formação de professores e ajudando pessoas a desenvolver o pensamento crítico. Acredito que conseguimos fazer a diferença na vida do ser humano quando ele tem consciência de que está aprendendo e quando impactamos alguém de maneira positiva”.

Compartilhe: