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Projeto digitaliza documentos históricos de escola estadual na Zona de Expansão

Atividade de iniciação científica catalogou e organizou os arquivos da primeira década de funcionamento da Manoel Dionizio de Santana, criada na década de 1980 no atual bairro do Mosqueiro, em Aracaju

às 19h34
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A iniciação científica também é uma ação importante na formação de pesquisadores na área de educação, envolvendo-os com o estudo das práticas pedagógicas e como elas foram evoluindo ao longo do tempo. É o caso de um projeto que teve a participação do pesquisador Josué Santos Alves, atual aluno de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPED), da Universidade Tiradentes (Unit). Egresso do curso de Educação Física, ele participou em 2018 de um estudo sobre a digitalização dos arquivos da Escola Estadual Manoel Dionízio de Santana, criada em 1979 e que oferece o Ensino Fundamental Menor aos filhos de pescadores e nativos do antigo povoado Gameleira, atual bairro Mosqueiro, na Zona de Expansão de Aracaju. 

O projeto, orientado pela professora-doutora Ester Villas-Boas do Nascimento, do PPED, concentrou-se nos processos de sistematização, catalogação, digitalização e salvaguarda de todos os documentos produzidos na escola ao longo da década de 1980, época que se seguiu ao início das atividades da Manoel Dionízio. Eles incluem boletins, certidões, diários de classe e históricos escolares, entre outros. “Esta escola era muito importante por se tratar da única instituição educacional estadual em um raio de cinco quilômetros na zona de expansão de Aracaju”, conta Josué, acrescentando que a escolha da unidade de ensino foi da orientadora Ester Villas-Boas, que foi professora da escola naquela época. 

A pesquisa foi vinculada ao Grupo de Pesquisa Histórica das Práticas Educacionais (GPHPE), ligado ao PPED, e inseriu-se nas áreas de História da Educação e História do Livro. Além de Josué, ela também teve a participação de Raiane de Jesus Ribeiro, que também era aluna da Unit na época. Entre 2019 e 2020, o projeto continuou, com outros bolsistas e debruçando-se sobre a documentação produzida entre as décadas de 1990 e 2000). “A digitalização dos documentos certamente irá colaborar para a preservação, conservação e futura divulgação desses materiais para os pesquisadores e estudiosos da história da educação brasileira”, afirma Alves. 

Josué também prosseguiu com seus estudos após concluir a graduação em Educação Física, em 2018, e entrou no ano seguinte para o mestrado do PPED, onde fez e defendeu uma dissertação sobre “A Pedagogia dos Catecismos Protestantes (1864-1911): história de uma categoria de impressos a serviço da educação brasileira”. A ênfase de seus estudos é investigar as práticas educacionais por meio de algumas categorias de impressos que circularam no Brasil no Século XIX.

Para Josué, o caminho acadêmico começou a ser traçado e construído a partir de sua experiência na iniciação científica. “Ela foi bastante importante por me proporcionar dar os primeiros passos na pesquisa científica e me impulsionou a chegar no mestrado e posteriormente no doutorado. Segundo ele, o que lhe atraiu para esse ramo da ciência foi “o desejo de desenvolver estudos inovadores” que contribuam de alguma forma para o desenvolvimento da sociedade. “A Universidade Tiradentes me proporcionou conhecer professores de referência nas suas áreas de atuação, que certamente me fizeram evoluir como pesquisador e ser humano”, conclui. 

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