ESTUDE NA UNIT
MENU

Psicologia do Esporte aplicada ao futebol americano

O Projeto de Extensão do aluno do curso de Psicologia da Unit, Guilherme Araújo Veríssimo, aborda a psicologia esportiva

às 13h49
Aluno do curso de Psicologia, Guilherme Araújo Verissimo
Aluno do curso de Psicologia, Guilherme Araújo Verissimo
Professor do curso de Psicologia, Cleberson Costa
Compartilhe:

A Psicologia do Esporte tem como objetivo analisar o comportamento dos atletas, a equipe técnica e o staff das equipes no contexto esportivo. Para estudar essa vertente, o aluno do curso de Psicologia da Universidade Tiradentes (Unit), Guilherme Araujo Verissimo, analisa em seu projeto de extensão a Psicologia do Esporte aplicada ao futebol americano no time Sergipe Redentores.

O projeto de extensão surgiu com o interesse de Guilherme em estudar o desenvolvimento dos atletas por meio da psicologia esportiva. “Eu tive a oportunidade de vivenciar a aplicação da Psicologia do Esporte, entender um pouco mais sobre a modalidade e aprimorar meu conhecimento através de relações multidisciplinares com a comissão técnica do time e com os atletas. Além de aprender a elaborar e aplicar um protocolo de treinamento de habilidades psicológicas na prática”, explica.

Guilherme buscou orientação do professor do curso de Psicologia, Cleberson Costa, para dar suporte ao seu Projeto de Extensão. De acordo com o professor que também atua na área, esse estudo é importante para abrir caminhos que possam solidificar a atuação do psicólogo esportivo.

“Nós colocamos em prática as possibilidades que a psicologia tem a servir no âmbito esportivo, mas especificamente no futebol americano. Então, trabalhamos nos processos emocionais, adaptação ao ambiente, comunicação, relação interpessoal porque tudo isso faz parte do projeto e do desenvolvimento psicossocial do esporte”, esclarece o professor Cleberson Costa. 

O projeto de extensão a Psicologia do Esporte aplicada ao futebol americano no time Sergipe Redentores foi iniciado no segundo semestre de 2019, mas devido a pandemia teve que ser realizado com algumas restrições. A partir de 2022, e com o retorno das competições esportivas, foi possível prosseguir com o estudo. 

Para Guilherme a experiência com o Projeto de Extensão tem sido enriquecedora. “Sempre gostei do esporte em si, então pensei em juntar duas coisas que gosto muito: Psicologia e esporte. E a Unit me inspirou a seguir com o projeto através das oportunidades extracurriculares oferecidas durante toda a graduação. Fazendo que a minha formação tenha aspectos teóricos e práticos que me preparam para o futuro exercício da minha profissão”, finaliza.

 

Saiba mais: Clínica de Psicologia da Unit oferece aprendizado prático a estudantes

Compartilhe: