Com a proximidade do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2023, a Universidade Tiradentes (Unit) enfatiza a relevância do recadastramento de dados pessoais dos estudantes no sistema Magister.
A medida é fundamental para garantir a inscrição correta dos alunos no exame e evitar possíveis complicações com órgãos federais. O gerente de qualidade da Pró-reitoria de Graduação da Unit, Antônio Minoru, explica como esse procedimento é essencial para o sucesso dos estudantes no Enade.
“O Enade é um importante instrumento de avaliação do ensino superior brasileiro, promovido pelo Ministério da Educação (MEC), que busca aferir o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação. Para que os alunos possam participar dessa avaliação acadêmica, é indispensável que seus dados estejam corretamente atualizados no sistema Magister”, destaca.
Antônio ainda destaca a importância do recadastramento de dados no Magister. “Para a inscrição no Enade, é imprescindível que os dados dos estudantes estejam em consonância com outras bases oficiais da administração pública federal, como a Receita Federal, já que o CPF é a chave de acesso para a inscrição no INEP. É fundamental que os alunos verifiquem se seus dados estão atualizados no Magister, especialmente em casos de mudanças de nome ou sobrenome, como Nome Social, Matrimônio ou Divórcio”, orienta.
Possíveis complicações
A falta de atualização dos dados pode acarretar em problemas na inscrição dos estudantes no Enade e impactar diretamente nos resultados do exame. Divergências entre as informações fornecidas no processo de inscrição e outras bases oficiais da administração pública federal serão submetidas à análise e adoção das medidas cabíveis pelo Ministério da Educação.
“Ao manter o cadastro atualizado no Magister, os estudantes garantem que suas informações estejam corretas e atualizadas, o que é fundamental para a comunicação com os alunos elegíveis ao Enade. Dessa forma, eles serão devidamente informados sobre as diretrizes, procedimentos, prazos e outros aspectos relevantes para a participação no Enade 2023”, destaca Minoru.
A Universidade Tiradentes reforça a importância do cadastro atualizado e está empenhada em oferecer todo o suporte necessário aos estudantes para que possam realizar o recadastramento de forma rápida e eficiente.
A instituição ressalta que essa medida é essencial para garantir que todos os alunos estejam devidamente inscritos no Enade e possam participar dessa importante avaliação acadêmica, que contribui para a melhoria contínua da qualidade do ensino superior no Brasil.
Leia também: Áreas e setores que estão exigindo cada vez mais competências digitais