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Risco de apneia do sono cresce em mulheres com sobrepeso

Professora da Universidade Tiradentes explica qual a relação entre a apneia do sono e o aumento de gordura corporal em mulheres

às 17h41
Imagem: Freepik
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Professora Arlete Cristina Granizo Santos
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A associação entre obesidade e distúrbios do sono tem sido observada há muitos anos, e de acordo com a Professora do curso de Medicina da Universidade Tiradentes, Arlete Cristina Granizo Santos, ela pode ser vista tanto em homens quanto em mulheres. Porém, o que diferencia entre os sexos é o período onde existe uma maior susceptibilidade para a apneia do sono. 

Nas mulheres, os fatores predisponentes, com destaque ao aumento do abdome, são mais prevalentes a partir da menopausa. “Nos estudos desenvolvidos nas duas últimas décadas sobre a associação da apneia obstrutiva do sono (AOS) e seus efeitos no organismo, observou-se que há uma íntima relação dessa condição com a gordura visceral, com a influência da obesidade, sendo uma via de duas mãos. Isso significa que o aumento da gordura visceral pode causar a AOS, assim como a AOS pode influenciar de forma significativa o acúmulo da gordura visceral”, explica Arlete.

Arlete reitera que a qualidade de vida é muito afetada pelos distúrbios do sono. “O sono fragmentado como ocorre na AOS, não é reparador, prejudicando a rotina do portador de uma dessas afecções, pelo cansaço frequente, sono diurno excessivo, cefaleia e até depressão. Mais preocupante, é a instalação da síndrome metabólica com riscos danosos à saúde, que culminam com o diabetes mellitus tipo 2, hipertensão arterial sistêmica ou até mesmo um infarto agudo do miocárdio”. 

As medidas para uma melhor qualidade do sono precisam ser colocadas em prática, aliando com os cuidados para uma vida saudável, com uma dieta adequada e a prática frequente de exercícios físicos. Arlete também indica evitar o tabagismo e uso de álcool, e o consumo de substâncias estimuladoras como café, chá preto ou chá mate, próximo do horário do sono, para o relaxamento adequado para o sono profundo. “Além disso, é recomendado não fazer refeições noturnas com grandes quantidades de alimento. O ambiente em que dorme é também muito importante. A temperatura e a iluminação devem ser adequadas, e não utilizar celular, computador ou iPad no momento em que se deita para dormir”.

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