ESTUDE NA UNIT
MENU

Saiba mais sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Universidade Tiradentes contribui para temáticas relevantes voltadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

às 09h41
Compartilhe:

Até 2030, estados-membros das Nações Unidas trabalham em um plano de ação universal integrado que abrange o desenvolvimento econômico, a erradicação da pobreza, da miséria e da fome, a inclusão social, a sustentabilidade ambiental e a boa governança em todos os níveis, incluindo paz e segurança. A agenda 2030 contém 17 objetivos e 169 metas.

É importante discutir, porque esse plano é um marco para o desenvolvimento de um mundo melhor para essa e para as futuras gerações”, declara o professor dos cursos de Ciências Biológicas e Engenharia Civil da Universidade Tiradentes, Anderson Sobral.

“A Unit estimula que os docentes desenvolvam seus projetos de pesquisa e extensão e que discutam essa temática. Dessa forma, os discentes acabam se engajando e executando os objetivos de desenvolvimento sustentável”, acrescenta. Entre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estão a “Vida na água” e “Vida terrestre”, o 14º e 15º, respectivamente. “Cada pessoa, individualmente, pode contribuir com esses objetivos. Ela pode colaborar não lançando resíduos sólidos nos rios e mares, cooperando positivamente para evitar a poluição desse tipo de ambiente”, destaca.

“Na vida terrestre, por exemplo, as pessoas podem favorecer a coexistência e a harmonia dos ecossistemas. É possível contribuir não fazendo a compra, venda ou caça ilegal de espécie em extinção”, exemplifica Sobral. 

“Além disso, favorecer  individualmente, dentro da sua comunidade, a reutilização e a reciclagem dos resíduos sólidos. Então, são diversas formas através das quais você pode cooperar positivamente com esses objetivos de desenvolvimento sustentável no seu dia a dia”, finaliza. 

Veja também: ODS: erradicação da pobreza e fome zero estão entre os objetivos

Compartilhe: