ESTUDE NA UNIT
MENU

Sarauteca da Unit destaca exposição documental


às 22h18
Compartilhe:
Público observa os documentos que retratam uma fase da história

Público observa os documentos que retratam uma fase da história

Manuscritos digitalizados são atrativos na primeira atividade da Sarauteca

A Biblioteca Central da Unit deu início na tarde dessa terça-feira, 11, à programação da Sarauteca, um projeto cultural criado e desenvolvido para atender aos anseios da comunidade universitária. Estão expostos em painéis estrategicamente colocados no foyer, cópias de manuscritos que retratam historicamente um período do Brasil colonial quando Sergipe Del Rey dependia da Bahia.

Responsável pela coleta das informações e dos documentos que resgatam fatos e histórias sergipanas a doutora Renata Ferreira Costa, professora do Curso de Letras lembra que muitos dos documentos originais encontram-se na Bahia e em Portugal. A docente chama a atenção para o fato de que neste projeto são revelados, prioritariamente estudos ortográficos e linguísticos, além de fatos históricos através de documentos dos séculos XVII e XVIII. “São manuscritos digitalizados de originais que se encontram em Lisboa e que fazem parte do projeto Resgate Barão do Rio Branco”, lembra.

O talento de Márcio Boer Bonifácio

O talento de Márcio Boer Bonifácio

Durante a abertura da exposição o professor de música e violinista da Orquestra Sinfônica de Sergipe Márcio Boer Bonifácio apresentou algumas peças musicais do século XVIII.

Para Rosângela Soares, responsável pela realização da Sarauteca, até o final desse primeiro período, serão montadas sete outras exposições, todas elas focadas na divulgação e propagação do universo cultural sergipano. “É uma forma de como a Biblioteca colabora para a preservação e valorização da nossa cultura”, ressalta a bibliotecária.

O visitante que tiver interesse no aprofundamento da pesquisa pode adquirir informações nos CDs que estão disponibilizados no Instituto Tobias Barreto localizado nas dependências da Biblioteca Central e no Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe.

Foto – Marcelo Freitas

Compartilhe: