ESTUDE NA UNIT
MENU

Saúde do homem

Curso de Enfermagem do Campus Estância promoveu ações relacionadas aos cuidados com a saúde do público masculino em alusão ao Novembro Azul

às 13h59
Durante todo o mês de novembro, o curso de Enfermagem da Universidade Tiradentes do Campus Estância, por meio da Liga Acadêmica de Saúde da Família – LAESF, desenvolveu diversas iniciativas voltadas para a importância do cuidado integral com a saúde do homem.
Estudantes do curso de Enfermagem com Ivan Leite, diretor geral da Sulgipe
Estudantes do curso de Enfermagem com Ivan Leite, diretor geral da Sulgipe
Aferição de pressão arterial e distribuição de preservativos foram ações promovidas pelas estudantes
Abertura da aula com a palavra do diretor-geral, Ivan Leite
Compartilhe:

No dia 07, aconteceu a primeira mobilização com a distribuição de panfletos e educação em saúde, na Praça Barão de Rio Branco, durante a Feira de Vestibular da Unit. Já no dia 10, corpo docente e estudantes participaram da Caminhada Azul realizada pelo Centro de Saúde e Especialidades Dr. Clóvis Franco. Nos dias 18 e 24, foram realizadas palestras educativas no Movimento de Cursilho de Cristandade e na Unidade de Saúde Irmã Madalena, respectivamente.

O encerramento das atividades, no dia 30 de novembro, contou com a apresentação de uma aula aberta intitulada “Saúde do Homem: os super-heróis também têm seus pontos fracos” para mais de 60 colaboradores da empresa Sulgipe. A iniciativa, realizada na antiga fábrica Santa Cruz, pólo administrativo da empresa elétrica, abordou temáticas como morte violenta, etilismo, tabagismo, hipertensão arterial, diabetes, câncer de próstata e doenças sexualmente transmissíveis. Além disso, verificação de pressão arterial, distribuição de preservativos e panfletagem.

Segundo a professora Flávia Diniz, orientadora do LAESF, a campanha do Novembro Azul busca alertar para a importância do cuidado com a saúde masculina. “Há um esforço para alcançarmos um olhar integral à saúde do homem objetivando alertá-los sobre agravos mais incidentes que o câncer de próstata. É necessário que o homem se cuide em sua integralidade evitando problemas como alcoolismo, hipertensão arterial, diabetes, tabagismo, entre outros”.

Para Naiany Atanásio, acadêmica do 6º período, os eventos são importantes, pois promovem saúde e disseminam conhecimento. “O alvo principal são os homens, mostrando que existe uma deficiência por parte dos mesmos na procura de serviços de saúde”, afirmou.

Ivan Leite, diretor geral da Sulgipe, destacou a importância da iniciativa promovida pelos estudantes do curso de Enfermagem. “As alunas transmitiram muitas mensagens úteis à saúde masculina, muito relevante aos nossos funcionários”, ressaltou.

Compartilhe: