O professor Saumíneo da Silva Nascimento, vice-presidente de Relações Institucionais do Grupo Tiradentes, assumiu nesta terça-feira, 4, a presidência do Conselho Regional de Economia de Sergipe (Corecon). Ele foi escolhido em eleição recente feita pela autarquia e tomou posse para um mandato de três anos, entre 2022 e 2024. Saumíneo terá como vice a também economista e professora Adenísia Carvalho Vasconcelos, e ambos também foram escolhidos como conselheiros efetivos da entidade.
A nova gestão do Corecon se propõe a fazer um trabalho voltado à valorização e inserção do economista no mercado de trabalho. Uma de suas metas é incentivar e divulgar trabalhos de destaque de profissionais economistas, inserindo-os nos meios de comunicação, para que a sociedade entenda a importância e papel do economista.
Outras ações previstas são a fiscalização da profissão para manutenção do mercado de trabalho do economista na iniciativa pública e privada; o desenvolvimento dos profissionais através de cursos e de divulgação dos trabalhos de pesquisa; e o aumento da parceria do conselho com empresas, universidades e órgãos públicos, incluindo a possível abertura de concursos públicos, aumentando os espaços de trabalho e ensino para a categoria.
Nascido em Japaratuba (SE), Saumíneo Nascimento é egresso dos cursos de Economia e Direito da Universidade Tiradentes (Unit Sergipe), além de mestre e doutor em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), onde fez também o pós-doutorado em Ciência da Propriedade Intelectual. O professor também exerce o cargo de vice-presidente de Relações Institucionais do Grupo Tiradentes, e preside o Conselho de Administração do Banco do Nordeste do Brasil (BNB).
Leia mais:
Reitor da Unit é empossado como imortal na Academia Nacional de Economia