V E S T I B U L A R UNIT
MENU

Semana de Pesquisa da Unit apresenta conferencistas internacionais


às 21h50
Jacinto Estima, do Masdar Institute, está entre os conferencistas estrangeiros
Jacinto Estima, do Masdar Institute, está entre os conferencistas estrangeiros
Compartilhe:
Jacinto Estima, do Masdar Institute, está entre os conferencistas estrangeiros

Jacinto Estima, do Masdar Institute, está entre os conferencistas estrangeiros

Programação da 16ª Sempesq envolve mais de cem minicursos, 720 apresentações de trabalho, lançamento de livros, entre outras ações

A Universidade Tiradentes – Unit – promove a 16ª Semana de Pesquisa – Sempesq – entre os dias 27 e 30 deste mês. Voltado para estudantes, pesquisadores e profissionais das diversas áreas, o evento integra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida anualmente pelo Governo Federal, e acontece em todos os campi da instituição, com transmissão ao vivo para os polos de educação a distância e unidades de cursos de pós-graduação lato sensu em Sergipe e outros Estados.

O tema de 2014 é “Ciência e Tecnologia para um Brasil sem Fronteiras”. A programação da Sempesq inclui conferências nacionais e internacionais; mesas-redondas; palestras temáticas; mais de cem minicursos; apresentação de 720 trabalhos; lançamento de livros; Feira do Empreendedor; Feira Científica; e a entrega do Prêmio Jovem Pesquisador. A estimativa é de que sete mil pessoas participem do evento, que permanece com inscrições abertas no hotsite portal.unit.br/sempesq, onde também é possível conferir a programação completa.

“A Semana de Pesquisa tem abrangência nacional, tanto que nós temos trabalhos inscritos de estados como Goiás, Alagoas e Bahia. A nossa ideia é fazer da Sempesq um evento internacional”, afirma o professor Cristiano Ferronato, coordenador de Pesquisa da Universidade Tiradentes.

Realizada pela Unit em parceria com o Instituto de Tecnologia e Pesquisa – ITP – e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa –, a Sempesq também conta com o apoio institucional do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq –; Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior – Capes –; Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe – Fapitec/SE; Sergipe Parque Tecnológico –  Sergipetec; Serviços Gráficos de Sergipe – Segrase; Editora Tiradentes – Edunit –, entre outros parceiros.

 

PALESTRANTES INTERNACIONAIS

A 16ª Sempesq apresenta conferencistas de grandes instituições estrangeiras. A Unit é a primeira universidade brasileira a trazer um pesquisador do Masdar Institute of Science and Tecnology, de Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos), para ministrar uma conferência no País. Jacinto Estima é doutorando em Gestão da Informação e abordará o tema “Bigdata: a nova revolução na Era da Informação”.

O evento também conta com a participação do neurocientista e professor da Universidade de Aveiro (Portugal), Hugo de Almeida, que participará de uma mesa-redonda sobre qualidade no ensino superior e os ajustamentos da oferta formativa às necessidades do mercado.

Já o tema “Ciências sem fronteiras – panorama e reflexões” será abordado pelo antropólogo James Paul Ito-Adler, diretor presidente do Cambridge Institute for Brazilian Studies, e pelo renomado economista e educador Cláudio de Moura Castro, colunista da Revista Veja, mestre em Economia pela Universidade de Yale, com doutoramento na Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos.

Segundo a professora Ester Vilas-Bôas, diretora de Pesquisa e Extensão da Unit, a presença de conferencistas de renome internacional reforça a credibilidade da Universidade Tiradentes no cenário educacional. “Temos o reconhecimento das instituições que fomentam e regulamentam a pesquisa no Brasil e também de universidades internacionais, que nos dão o voto de confiança e liberam seus pesquisadores para ministrar palestras aqui. O professor Jacinto Estima, por exemplo, ficará conosco alguns dias após o término da Sempesq, para verificarmos a possibilidade de uma parceria entre a Unit e o Masdar Institute”, adianta.

 

BIOCANT PARK

Na abertura da 16ª Sempesq, a Universidade Tiradentes assinará um memorando de entendimento com o Biocant Park, primeiro parque de biotecnologia de Portugal, que tem o objetivo de patrocinar, desenvolver e aplicar o conhecimento avançado na área das ciências da vida, apoiando iniciativas empresariais de potencial elevado.

“Essa parceria nos permitirá entrar direto na comunidade europeia, possibilitando aos nossos programas de pós-graduação stricto sensu e ao Instituto de Tecnologia e Pesquisa abrir novas frentes de investigação de ponta, de interesse internacional”, avalia a professora Ester.

Foto – Marcelo Freitas

Compartilhe: