O coordenador do Programa de Pós-graduação em Engenharia Processos, o professor Álvaro Silva Lima, ressalta que o seminário abrangeu a área de Engenharia como um todo. “O Programa de Pós-graduação em Engenharia de Processos engloba todas as engenharias para que os alunos possam iniciar suas pesquisas. Não só para estudantes de pós-graduação, como para os de graduação também, que estão participando ativamente dessas palestras”, afirma. O professor explica ainda o quanto é importante que o estudante participe de eventos como esse para ampliar seus horizontes na área que cursa.
Dentre os palestrantes estavam a professora Dr. Débora de Oliveira, do Departamento de Engenharia Química e Alimentos da Universidade Federal de Santa Catarina; a professora Rosângela Bergamasco, do Departamento de Engenharia Química da Universidade Estadual do Maringá; além do professor mexicano Dr. Alejandro Gonzalez Alverez, que falou sobre possibilidades de intercâmbio com a universidade onde ensina.
“É importante, para mim, que os estudantes mexicanos possam vir para um país como o Brasil para aprender duas coisas: a língua e a graduação que cursam. Da mesma forma, que os alunos brasileiros possam ter a mesma experiência no México”, explica Alejandro. A Universidade de Guadalajara oferece intercâmbios para variadas áreas, pois possui convênios com diversas partes do mundo, em todas as áreas da ciência.