Há oito anos, as mais de 50 idosas do Programa de Assistência a Melhor Idade (Paimi) participam da vacinação contra o vírus Influenza, doença respiratória contagiosa transmitida de pessoa para pessoa especialmente através de tosse ou espirro e que pode levar a vítima a óbito. A imunização acontece todos os anos na Universidade Tiradentes em parceria com a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Augusto Franco. A ação acontece sob supervisão da enfermeira chefe da UBS, Pauliana Vieira.
“Anteriormente havia uma resistência muito grande por parte das idosas em relação às vacinas. Mas, com as palestras e conscientização delas no decorrer das ações, as senhoras ficam na expectativa pela imunização”, afirma a coordenadora do Paimi, Zulnara Mota.
A vacina é indicada para pessoas acima de 60 anos, crianças que tem entre seis meses a cinco anos, gestantes, profissionais de saúde, indígenas, entre outros. A única contra indicação para a imunização contra influenza é quem teve reação na administração da vacina anteriormente ou quem é alérgico a ovo. Para a enfermeira Pauliana, a parceria facilita o acesso das senhoras a vacina e garante a prevenção das mesmas. “Todos os anos firmamos esta parceria com o Paimi para ministrar palestras e administrar a vacina contra influenza. E aqui o acesso fica bem mais fácil para elas. A receptividade delas é muito boa e todos os anos somos super bem recebidos. Elas ficam sempre na expectativa. A imunização é a única forma de estar prevenindo a doença”, ressalta a enfermeira.
Pela segunda vez, Maria Antônia da Silva Souza participa da campanha. “Me vacinei ano passado aqui na Unit e passei o ano todo bem, sem gripe. Achei importante e gostei muito desta iniciativa”, salienta a idosa.
As idosas do Programa de Assistência a Melhor Idade (Paimi) seguem com diversas atividades ao longo do semestre, entre eles a participação da coroação de Nossa Senhora e a participação na Noite Cultural, ambos realizados dia 22 de maio, na Capela do campus Farolândia da Unit.
Fotos: Marcelo Freitas