ESTUDE NA UNIT
MENU

Simpósio de Engenharias e Tecnologias

Evento discutiu mercado de trabalho e estratégias de posicionamento para futuros profissionais

às 13h49
De 9 a 11 de novembro, a Universidade Tiradentes – Unit – realizou a sexta edição do Simpósio das Engenharias e Tecnologias – SET. O evento abordou o mercado de trabalho nas engenharias e tecnologias no Brasil e no mundo com ênfase na formação de profissionais experientes com histórico de atuação em várias áreas.
Professor Sérgio Araújo apresenta aspectos do livro
Professor Sérgio Araújo apresenta aspectos do livro "Vencendo o desemprego" (Fotos: Marcelo Freitas)
Professor Sérgio Araújo apresenta aspectos do livro "Vencendo o desemprego" (Fotos: Marcelo Freitas)
Abertura da sexta edição do Simpósio das Engenharias e Tecnologias (Fotos: Marcelo Freitas)
Abertura da sexta edição do Simpósio das Engenharias e Tecnologias (Fotos: Marcelo Freitas)
Abertura da sexta edição do Simpósio das Engenharias e Tecnologias (Fotos: Marcelo Freitas)
Compartilhe:

Com o tema “Conectando oportunidades, ampliando as possibilidades”, o 6º SET contou com a palestra de abertura do professor Sérgio Araújo, doutor em Administração, mestre em Educação, especialista em Gestão Empresarial e graduado em Administração de Empresas. O especialista discutiu sobre as possibilidades de busca de emprego baseado no livro “Vencendo o desemprego” que será lançado oficialmente em dezembro.

“Posicionamos e orientamos o jovem nas melhores práticas de ofertar sua força de trabalho ao mercado. Muitas vezes ele estuda, se qualifica, mas quando finaliza o curso, não sabe como apresentar isso ao mercado. Discutimos também as melhores práticas para fazer um currículo, para entrevista de emprego, postura e principalmente, atitude”, declara Araújo.

Para o autor do livro, o mercado de trabalho sempre foi bastante concorrente, no entanto, na atualidade os profissionais tem que se apresentar com maior preparação para alcançar os objetivos. “Quem conseguir mostrar seu melhor conteúdo ao mercado, vai ter mais chances de vencer sobre seus oponentes. O objetivo é que eles adquiram este conhecimento extra que é necessário para que eles possam vender ao mercado sua força de trabalho”, comentou.

O coordenador de Engenharia de Produção, professor Ricardo Oliveira, integrante das coordenações das Engenharias – Civil, Produção, Elétrica, Mecatrônica e de Petróleo – ressaltou a importância de realização do evento com foco no empreendedorismo e negócios. “Este simpósio deflagra a atividade de um projeto que deve perdurar pelos próximos anos, a de uma melhor preparação do aluno. Estamos intensificando as ações para que o estudante esteja embasado e preparado para o mercado de trabalho. Desde a implantação do currículo por competências, trabalhamos para que o discente desenvolva aptidões que devem ser concatenadas com as exigências do mercado de trabalho”, conclui.

Palestras, oficinas e minicursos, além de atividades culturais, fizeram parte da programação do evento.

Compartilhe: