ESTUDE NA UNIT
MENU

Startup Weekend reúne ideias inovadoras

Mais de 80 jovens empreendedores estiveram presentes no evento

às 12h19
Wesley comemora a primeira colocação
Wesley comemora a primeira colocação
Jadson
Lucas Lima: "Startup Weekend cria uma comunidade empreendedora"
Alunos e profissionais desenvolvem projetos em grupos
Profissionais do Sebrae ministram curso na Unit
Compartilhe:
Alunos e profissionais desenvolvem projetos em grupos

Alunos e profissionais desenvolvem projetos em grupos

Imagine receber no celular a localização exata do ônibus que você está esperando ou a indicação dos melhores e mais próximos restaurantes que servem o seu prato predileto? Essas são apenas duas, das 36 ideias elaboradas por estudantes e profissionais de diversas áreas do conhecimento no Startup Weekend Aracaju, evento internacional realizado entre os dias 30 de maio e 1º de junho, no Campus da Universidade Tiradentes no Bairro Farolândia, zona sul da capital.

Lucas Lima: "Startup Weekend cria uma comunidade empreendedora"

Lucas Lima: “Startup Weekend cria uma comunidade empreendedora”

A iniciativa de trazer o Startup Weekend para Aracaju é do Conselho de Jovens Empreendedores de Sergipe – CJE-SE –, instituição vinculada à Associação Empresarial e Comercial de Sergipe – Acese. O evento reuniu mais de 80 participantes, que divididos em equipes tiveram 54 horas para construir modelos de negócios, desenvolver um protótipo e apresentar a uma banca examinadora.

“A intenção é promover empreendedorismo digital, o que inclui desenvolvimento de softwares, web e aplicativos. Estudantes universitários, professores, profissionais de gestão, logística, marketing, design, publicidade, arquitetura, informática e outras áreas participam da competição. É desta forma que o Startup Weekend cria uma comunidade empreendedora”, explica Lucas Lima, diretor de Inovação do CJE-SE.

Jadson Cruz: "Banca avalia viabilidade do negócio"

Jadson Cruz: “Banca avalia viabilidade do negócio”

Para o presidente da Acese, Alexandre Porto, fomentar o empreendedorismo é cada vez mais importante no cenário competitivo atual. “É preciso trabalhar, especialmente no jovem, a capacidade de buscar inovações e compreender, no dia a dia, como se dão as atividades empresariais. Só assim esse jovem chegará ao mercado de trabalho cada vez mais qualificado e com uma visão um pouco mais além da que estamos acostumados”, comenta.

Ideias Inovadoras

Das 36 ideias apresentadas durante o Startup Weekend, 12 foram classificadas para a grande final. Os projetos passaram pela apreciação de uma banca formada por profissionais especializados de diversas áreas. O júri avaliou as ideias a partir de três critérios. “Eles verificaram a viabilidade de cada negócio – se era sustentável e se tem mercado; a facilidade de acesso do usuário às ferramentas e serviços criados; e a execução da ideia no decorrer da competição”, explica o diretor de Startups do CJE-SE, Jadson Cruz.

Wesley comemora a primeira colocação

Wesley comemora a primeira colocação

Idealizado por Wesley Silva e desenvolvido por Júlio Reis, o projeto “Hubshop” foi o vencedor da competição. Eles construíram uma plataforma onde qualquer pessoa pode publicar anúncios em diferentes sites de vendas e negócios simultaneamente. Agora, com o troféu do Startup Weekend, a dupla apresentará a ideia para investidores no 2º Demoday Sergipe e Incubação, evento previsto para agosto, no Centro de Convenções, em Aracaju.

“O Startup Weekend não foi apenas um aprendizado teórico. Aqui a pressão é enorme. Fui testado a todo o momento e recebi muitas críticas dos mentores, que ajudaram muito. Tem que ter muita garra e foco para alcançar o objetivo final”, afirma Wesley.

Compartilhe: