ESTUDE NA UNIT
MENU

Tiradentes Innovation Center debate inovação em tempos de crise

Tiradentes Innovation Center promoveu mais um evento sobre tendências de mercado em tempos de crise. Pierre Lucena foi o convidado

às 16h24
Compartilhe:

Em continuidade aos debates on-line sobre inovação, tendência de mercado e enfrentamento de crise, o Tiradentes Innovation Center promoveu mais um evento esta semana, por meio do canal tiradentesinnovation.com/live. Dessa vez, o convidado foi o presidente do Porto Digital de Recife, Pierre Lucena.

Intermediada pelo diretor de Inteligência Competitiva e Inovação do Grupo Tiradentes, Domingos Machado, a Live contou com as presenças das professoras Janaína Machado e Vanessa Piasson, as quais realçaram os gargalos profissionais e falaram sobre mercado de trabalho.

Pierre Lucena usou sua experiêcia como presidente do Porto Digital para pontuar a importância de investimentos em educação tecnológica e na escola pública como forma de gerar desenvolvimento e fomentar ambientes de inovação no País.

“O Porto Digital é o maior parque tecnológico do Brasil, temos 11.600 pessoas trabalhando, dez empresas que faturam mais de R$ 50 milhões. Pesquisas apontam que as empresas têm uma perspectiva boa de negócios após a pandemia, o que mostra que há uma expectativa porque somos colocados em um processo de transformação digital forçada e as empresas terão que caminhar para isso”.

Incentivo

Sobre desafios na formação de profissionais, Lucena criticou a falta de políticas de incentivo à ciência e à tecnologia.

“Só 17% dos estudantes estão na área de tecnologia e na área de engenharia. Formamos 46 mil por ano e temos 70 mil vagas, ou seja, temos um apagão de mão de obra. Quando se desiste da área de inovação, estamos desistindo do futuro e passamos por situações como a atual, de não termos uma fábrica para fazer ventilador mecânico”, disse, se referindo ao equipamento utilizado em pacientes da Covid-19.

Lucena falou, ainda, a respeito de modelos educacionais e exemplificou com a suspensão das aulas nas universidades federais, as quais não disponibilizaram a continuidade do calendário de forma on-line.

“A área da educação foi a área que foi pega mais de calça curta, digamos assim. As universidades particulares já praticavam o EAD, mas as Federais estão paradas. As escolas estão em uma situação difícil. O momento é de aprendizado e servirá para criar novos modelos educacionais”.

Porto Digital


Localizado em Recife, o Porto Digital é um dos principais parques tecnológicos e ambientes de inovação do Brasil e um dos representantes da nova economia de Pernambuco.

Sua atuação se dá nos eixos de software e serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Economia Criativa (EC), com ênfase nos segmentos de games, cine-vídeo-animação, música, fotografia e design. Desde 2015, o Porto Digital também passou a atuar no setor de tecnologias urbanas como área estratégica.

Compartilhe: