ESTUDE NA UNIT
MENU

Tiradentes Institute, em Boston, favorece desenvolvimento de pesquisa

Na vanguarda dos acontecimentos a Unit se faz presente em Boston nos Estados Unidos

às 19h31
Registro da sua estada na Universidade de Massachusetts
Registro da sua estada na Universidade de Massachusetts
O médico e professor de Medicina Marcos Almeida em conversa com a Asscom da Unit
Outro momento da presença do docente nos Estados Unidos
Compartilhe:

“Boston é a capital da educação nos EUA”. A declaração do cardiologista e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Ambiente da Universidade Tiradentes, professor Marcos Antônio Almeida Santos, ratifica a capacidade de ensino do Tiradentes Institute, no campus da Universidade de Massachusetts – UMass Boston. 

Inaugurado em 2017, o Tiradentes Institute busca promover a internacionalização do ensino superior sendo espaço de produção de conhecimento para acadêmicos e professores da Universidade Tiradentes. O professor de Medicina Marcos Almeida é um dos embaixadores do Institute desde sua inauguração e desenvolveu um projeto de pós-doutorado com foco no acesso do imigrante brasileiro à assistência de saúde.

“Tive etapas muito importantes em Boston, nos Estados Unidos. Tive a honra de ser o primeiro embaixador de Sergipe no Institute e, junto com um embaixador de Alagoas e Pernambuco, seguimos para a Universidade de Massachusetts, em Boston, com o objetivo de promover um movimento de interação entre pesquisadores do Grupo Tiradentes e pesquisadores de lá. E também facilitar um mecanismo que pudesse levar estudantes para lá e trazer para a Unit. As chamadas parcerias acadêmicas”, afirma.

Ele conta que passou por etapas no pós-doutoramento como reconhecimento de área, identificação de potencialidades de ambas as instituições, ministrou aulas e trocou experiências com professores e pesquisadores.

“Escolhi a questão do imigrante brasileiro, saber se o imigrante brasileiro estaria tendo o mesmo atendimento dos demais imigrantes. Isso é um problema complexo, porque a comunidade brasileira não é tão visível nos EUA como a comunidade do México, por exemplo. Durante o pós-doutorado, dei aula em cursos de graduação em pesquisa e saúde, conheci pesquisadores de outras universidades. É um momento de liberdade de pesquisa, de integração”, disse, destacando que a parceria da Unit com a Universidade de Massachusetts favorece a produção de pesquisa.

“Boston é a capital da educação nos EUA. O mundo é globalizado e a única maneira de se manter pesquisa de alto nível é entender que mais de 80% das pesquisas são escritas em inglês. A possibilidade de a Unit interagir dessa forma é impressionante. A inserção do Tiradentes Institute se faz pela competência”.

Internacionalização

O Tiradentes Institute funciona dentro do campus da UMass Boston como suporte para alunos, professores e pesquisadores das duas IES que desejam aperfeiçoar conhecimentos por meio de uma experiência internacional multicultural. Além de orientações sobre programas de intercâmbio, são ofertados cursos livres – a exemplo de idioma instrumental em áreas como Direito, Engenharia e Medicina –, que preparam melhor os estudantes para o aprendizado em outro país

Para mais informações, acesse.

Compartilhe: