ESTUDE NA UNIT
MENU

Tiradentes TechPark: representantes do Governo visitam futuras instalações

O novo parque tecnológico de Sergipe, Tiradentes TechPark, é fruto de uma parceria com o Grupo Tiradentes e o IEL, com financiamento de mais de R$ 12 mi da Finep.

às 14h47
Fotos: Asscom Agência Desenvolve-SE
Fotos: Asscom Agência Desenvolve-SE
Fotos: Asscom Agência Desenvolve-SE
Fotos: Asscom Agência Desenvolve-SE
Compartilhe:

Com o objetivo de apresentar o projeto e conhecer as futuras instalações do Tiradentes TechPark, representantes da Agência Sergipe de Desenvolvimento (Desenvolve-SE) visitaram a Universidade Tiradentes (Unit) na última sexta-feira, 16.

Fruto da parceria entre o Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), Unit, Tiradentes Innovation Center, instituições vinculadas ao Grupo Tiradentes, Agência Desenvolve-SE e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), com financiamento de mais de R$12 milhões da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), o novo parque tecnológico de Sergipe será desenvolvido ao longo dos próximos cinco anos, visando a transformação da matriz econômica do estado.

Durante a apresentação do projeto, foram destacados os compromissos estratégicos assumidos por cada um dos entes envolvidos. Para o coordenador do projeto de implantação do Tiradentes TechPark na Unit, professor Denisson Salustiano dos Santos, a implantação do novo parque é um marco para Sergipe. “Temos a satisfação de receber os representantes da nossa parceira e membros da governança, a Desenvolve-SE, a quem agradecemos por confiar nesse projeto. O Grupo Tiradentes, de mãos dadas com o Governo do Estado, vai liderar, nos próximos cinco anos, a transição econômica de Sergipe. Uma transição rumo a uma economia baseada no conhecimento”, comentou.

Na ocasião, o presidente da Desenvolve-SE, Milton Andrade, destacou a importância da cooperação com o Grupo Tiradentes para o desenvolvimento econômico e social de Sergipe. “O Grupo Tiradentes se tornou uma referência em qualificação de mão de obra no Nordeste. Quando falamos em desenvolvimento, falamos de um tripé essencial: infraestrutura, crédito e mão de obra qualificada. E sem qualificação, nada do resto se sustenta. Nesse sentido, o Grupo Tiradentes é sinônimo de parceria e de contribuição positiva para Sergipe”, enfatizou.

Tiradentes TechPark 

O Tiradentes TechPark atuará em quatro áreas estratégicas: Energias, com foco na transição energética e descarbonização; Biotecnologia, voltada à saúde, bem-estar e agropecuária; Tecnologias da Informação e Comunicação, aplicadas à indústria 4.0; e Tecnologias da Educação, com soluções para o ensino do futuro. Essas vocações reforçam o compromisso com inovação, sustentabilidade e desenvolvimento.

Para além da estrutura disponível e de sua futura ampliação, o novo parque contará ainda com um amplo potencial tecnológico resultante dos ativos das instituições componentes do Ecossistema Tiradentes. O ITP tem um portfólio tecnológico com patentes depositadas em diversas áreas. A Agência de Gestão de Inovação e Tecnologia (Agitec), ligada ao ITP, é especializada em serviços de consultoria e proteção intelectual. O TIC entra com seus programas de incubação e aceleração, mentorias e eventos, além de parcerias com grandes empresas de tecnologia. 

A Unit, através dos seus cursos de graduação e pós-graduação, forma um grande número de profissionais qualificados nos segmentos de tecnologia, engenharia e outras áreas relacionadas à inovação. E os alunos são os atores principais de todo o ecossistema, compondo a massa crítica geradora de tecnologias e negócios inovadores

A Desenvolve-SE atuará como catalisadora do ecossistema de inovação, conectando empresas, governo e academia. Suas ações incluem a atração de investimentos, apoio a parcerias público-privadas e fomento a incentivos fiscais e creditícios. Também colaborará na realização do Fórum de Hidrogênio Verde e na implantação do Hub de P&D sobre o tema, além de integrar ativamente a governança do Parque.

Impactos esperados

Os impactos esperados com a consolidação do Parque incluem a geração de empregos qualificados, promovendo oportunidades alinhadas às demandas do mercado atual e futuro. Espera-se também um forte impulso ao desenvolvimento social, por meio da inclusão produtiva e da qualificação profissional. A retenção de talentos será favorecida pela criação de um ambiente inovador e estimulante, evitando a migração de profissionais para outros estados. 

Além disso, o Tiradentes TechPark contribuirá para a diversificação econômica de Sergipe, reduzindo a dependência de setores tradicionais e fortalecendo novas cadeias produtivas. Por fim, a iniciativa deverá melhorar significativamente a imagem do estado, posicionando Sergipe como referência em inovação, tecnologia e desenvolvimento sustentável.

Com informações da Asscom Agência Desenvolve-SE

Fotos: Asscom Agência Desenvolve-SE

Leia mais: Ecossistema Tiradentes vai implantar um novo parque tecnológico em Sergipe

Compartilhe: