ESTUDE NA UNIT
MENU

Troca de conhecimentos é estimulada em evento internacional


às 19h41
Tarde é de discussões no Guide
Tarde é de discussões no Guide
Pesquisadores discutem EaD
Rita de Cássia Amorim apresenta trabalho
Venkat Rathnam pesquisa os avanços da EaD
Compartilhe:

A programação da tarde desta quinta-feira, 20, da VIII International Guide Conference, realizada no Campus Aracaju Farolândia da Universidade Tiradentes – Unit – segue com apresentações de trabalhos e mesas de debate sobre o desenvolvimento da educação a distância no Brasil e no mundo.

Um dos palestrantes é o indiano Venkat Rathnam, professor da Kakatiya University, na Índia. Ele veio apresentar uma pesquisa realizada por ele que analisa o espaço que a educação on-line vem conquistando, que na opinião dele, tem sido cada vez maior. “Na Índia são mais de 1,3 bilhão de pessoas e o governo não tem condições de fazer com que todos frequentem escolas e universidades. É o mesmo caso do Brasil, um país que tem dimensões tão grandes fica óbvio que há dificuldades de locomoção. Acredito que em casos como esses a educação online é um caminho natural a ser seguido”, comenta o professor.

Robert Robertson, professor da Argosy University, localizada nos Estados Unidos, trouxe reflexões sobre os princípios e estruturas que garantem qualidade aos cursos online. Além de pesquisar sobre a área ele leciona cursos para estudantes que moram no Vietnã e em Hong Kong. Para ele a grande questão a ser trabalhada é o domínio da tecnologia. “A tecnologia é algo difícil para professores e alunos, mas ela precisa ser entendida porque é o meio que possibilita que pesquisadores situados em diferentes continentes consigam trabalhar bem e de forma simultânea”, explica.

Troca de aprendizagem

A professora Rita de Cássia Amorim, mestre em educação pela Universidade Tiradentes, também apresentou um artigo. No trabalho, ela discute um relatório da Unesco que lança projeções para a educação a distância nos próximos 15 anos em todo o planeta. Ela é uma das pessoas que consideram como positiva a oportunidade de participar de um evento como esse, aqui em Aracaju.

“Do ponto de vista da instituição, acho que é um fortalecimento do EaD da Unit, mas é também um conhecimento de outras fronteiras de espaços educativos e formativos, até pela presença de países que são considerados como os mais qualitativos em formulação de educação a distância”, avalia.

Fotos – Marcelo Freitas

Compartilhe: