Durante a tarde desta sexta-feira, 9, alunos do 3º módulo do curso de Medicina da Unit participaram juntamente com a professora Carla Pereira Santos Porto do módulo de Metabolismo pertencente à segunda etapa da Tutoria.
“Nesse momento da tutoria estamos executando o fechamento de um problema com a discussão sobre o metabolismo de Lipídios”, explica a docente lembrando que a ação representa uma rotina do curso que funciona na metodologia PBL (ensino baseado em problemas).
A discussão em equipe permite a construção dos objetivos dos estudos realizados pelos alunos e a tutoria representa o momento de discussão de tudo o que absorvido a partir das pesquisas realizadas.
Para a acadêmica Beatriz Carvalho Aragão a discussão sobre os temas de estudos propostos ajuda muito na construção do conhecimento. “Esse modelo faz com que a gente aprofunde mais as pesquisas e isso consequentemente nos dá maior conhecimentos. A figura do tutor em sala de aula é mais para tirar dúvidas e guiar”, entende Beatriz.
Segundo ela a metodologia de PBL aplicada representou um choque no início da sua graduação. “Agora percebo que é mito melhor para o autoconhecimento. Você ir atrás do tema de estudo contribui para mudar muito a percepção das coisas”, conclui.