ESTUDE NA UNIT
MENU

UAN: a importância de produzir e distribuir alimentação coletiva

Unidade de Alimentação e Nutrição - UAN - é amplamente discutida entre profissionais da área. O objetivo é promover sua sustentabilidade.

às 23h26
Compartilhe:

Por Roberta Andrade e Raquel Passos

Com o objetivo de administrar a produção de refeições nutricionalmente equilibradas, bem como com padrão higiênico-sanitário para consumo fora do lar, pensando na manutenção ou recuperação da saúde coletiva, a Unidade de Alimentação e Nutrição – UAN – é discutida por profissionais da área. 

Segundo o professor do curso de Nutrição da Universidade Tiradentes, Heriberto Anjos, a sustentabilidade requer três fatores muito importantes: econômico, social e ambiental. “Precisamos de empresas conscientes, cardápios mais sustentáveis, nutricionistas qualificados, inclusão do comercial com agente de sustentabilidade e aplicação de conceitos com ecoeficiência, ciclo de vida e PH”, enfatiza.

Nessa mesma linha, uma das principais recomendações de um guia alimentar é o emprego de alimentos  de origem vegetal que impactem positivamente o meio ambiente – até porque cada vez mais as pessoas estão se alimentando fora de casa.

As atividades de uma UAN são institucionais quando se tratam daquelas situadas em empresas, escolas e outras, cuja demanda de clientes é fixa; e são comerciais, quando representadas por restaurantes abertos ao público. “Plantar sementinhas, reeducar e se preocupar com as questões e benefícios sociais. A sustentabilidade na área de nutrição não é algo novo; as ações estão intercaladas no dia a dia da sociedade”, acredita a especialista Luana Cercato.

A discussão aconteceu no último dia 19, no canal do Youtube da Unit, em um encontro virtual sobre “Sustentabilidade em UAN”. O evento foi mediado pelos professores e especialistas, Hugo Xavier e a Luana Cercato, tendo como convidado o professor  Heriberto Anjos.

 

Compartilhe: